Effective Communication - Communication Skills

logo EFFETIVE COMUNICATIONO objetivo deste projeto é unir, sob a bandeira da comunicação eficaz, estratégias de comunicação entre cinco escolas europeias de cinco distintos países: República Checa, Bulgária, Itália, Portugal e Turquia.

O projeto visa satisfazer as necessidades dos alunos em termos comunicacionais de modo a prepará-los para se tornarem cidadãos de uma Europa unida, onde cada vez mais é urgente acabar com as barreiras que impedem a comunicação bidirecional.

Este projeto revela uma importância acrescida quando os resultados de um questionário distribuído a todas as escolas participantes revelou que os alunos são na generalidade maus comunicadores, demonstrando pouca tendência para um tipo de comunicação mais específico.

Uma análise SWOT destacou também uma série de fragilidades presentes em todas as escolas parceiras, nomeadamente:

  • os professores têm dificuldade em encontrar tempo suficiente para desenvolverem as adequadas estratégias de comunicação com os alunos, nomeadamente fora da sala de aula;
  • as relações entre escola-aluno-pais são afetadas por problemas de comunicação, resultado de diferentes competências culturais;
  • os alunos são confrontados com bullying, violência, tendência à segregação, discriminação e questões raciais que podem levar a problemas comportamentais.

Espera-se com este projeto desenvolver estratégias de boa comunicação como ponto-chave de relacionamentos sociais bem sucedidos, e socialmente mais solidárias e preocupadas com os outros e a sociedade em geral.

Escolas envolvidas:

  • Praga, República Checa - Škola mezinárodních a veřejných vztahů Praha
  • Sicília, Itália - IPSSAT Rocco Chinnici
  • Portugal - Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva - EBS Dr. Ferreira da Silva
  • Rize, Turquia - Ardeşen Sehit Ömer Halisdemir Fen Lisesi.

link web Effective