Depois do selo, do carimbo e do busto do patrono da Escola Básica e Secundária Livro dá a conhecer o Dr. Ferreira da Silva

Quem foi o Dr. Ferreira da Silva?

António Joaquim Ferreira da Silva nasceu na Vila de Cucujães, mais precisamente numa cela na Quinta da Boavista (antigo mosteiro de S. Martinho de Cucujães), a 28 de julho de 1853 e faleceu a 23 de agosto de 1923 em Santiago de Riba-Ul. Concluídos os estudos primários em 1865, António Ferreira da Silva foi viver para o Porto, onde frequentou o curso do liceu. Depois estudou na Universidade de Coimbra, foi professor universitário e tornou-se num prestigiado nome da química em Portugal. Cientista notável, este cucujanense foi o primeiro presidente da Sociedade Portuguesa de Química. Editou diversos trabalhos sobre análise química e descobriu novas reações químicas.

No nosso país, o prémio Ferreira da Silva é o mais destacado prémio de química. Ferreira da Silva faleceu aos 70 anos e foi sepultado no cemitério de Cucujães. Um ano e um dia após o seu falecimento foi erguido na sua terra natal, Cucujães, um busto, no largo do cemitério, mesmo em frente à casa onde nasceu.

 

Escola Saudavel original 3nivel