1º Encontro do Projeto Erasmus+ “Working with movies – moving people and their ideas” no Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva

Entre os passados dias 25 de março e 2 de abril estiveram presentes no Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva 19 alunos e 10 professores, provenientes de escolas da Turquia, Roménia e Letónia, no âmbito de um projeto Erasmus+, intitulado “Working with movies – moving people and their ideas”.

Este projeto tem como finalidade implementar as tecnologias de informação e comunicação (TIC) através da produção de filmes, enfatizando valores fundamentais como a tolerância, o respeito, a aceitação da diferença e o combate à exclusão social. O encontro realizado nas escolas Básica Comendador Ângelo Azevedo, em São Roque, e Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva, em Cucujães, teve como subtema “Pessoas com deficiências e necessidades especiais”, ficando os alunos instalados em famílias de acolhimento de ambas as freguesias.

Durante o encontro, os participantes tiveram oportunidade de visitar as freguesias de Cucujães e São Roque, nomeadamente, a Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência, a funcionar na escola básica e jardim-de-infância de Faria de Baixo, bem como o Ateliê do escultor Paulo Neves, e uma visita guiada à freguesia de São Roque.

Além da produção de um filme de curta duração, com argumento produzido por alunos do nosso agrupamento de escolas, sobre o subtema do encontro, e de um workshop realizado pela Associação Rarissímas, os alunos e os professores participaram em visitas às cidades do Porto e Gaia (passeio de barco no Douro, Museu do Vinho do Porto, passeio a pé até ao centro histórico do Porto), Aveiro (centro da cidade, canal das pirâmides, Mercado do Peixe) e Coimbra (Universidade, e passeio a pé até à baixa coimbrã).

Escola Saudavel original 3nivel