Encontro com... José Milhazes

José Milhazes 1No passado dia 31 de maio, José Milhazes esteve à conversa com os alunos do 9.º ano e do ensino secundário da EBS Dr. Ferreira da Silva e da EB Comendador Ângelo Azevedo, uma iniciativa da BE em articulação com os professores de Português e a Direção.

Tradutor de autores clássicos e políticos russos, tornou-se conhecido enquanto correspondente em Moscovo da SIC, TSF e do jornal Público. Atualmente é comentador político da SIC e da RDP e colunista do jornal Observador.

Autor de diversos livros, o escritor, jornalista e historiador teve como mote para a conversa com os alunos a obra “Os Blumthal”. Conversou não só sobre este livro, mas também sobre a sua experiência na antiga União Soviética onde viveu desde 1977 até recentemente, sendo uma testemunha do regime soviético, com o qual se desencantou ao longo dos anos.

As sessões não refletiram apenas lições de história e de cidadania, mas também o relato dos seus anos de vivências enquanto jornalista sob o regime comunista.

Ao longo da conversa, os alunos foram questionando o autor que os desafiou a terem uma participação mais ativa no seu quotidiano e em relação ao mundo. Alertou-os para o facto de não tomarem a democracia como um dado adquirido e lembrou-os de que não devem ter medo de mudar de opinião ao longo da vida.

No final das sessões decorreram as habituais sessões de autógrafos e uma animada conversa entre o escritor e os professores presentes na sessão.

José Milhazes 2

Escola Saudavel original 3nivel