XVIII edição dos “Eco Encontros em São Roque 2020

 

O Professor António Figueiredo, presidente do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, deu as boas-vindas a todos os presentes e agradeceu a todos aqueles que ao longo destes anos têm tornado possível a realização deste importante evento. Agradeceu de forma especial à Junta de Freguesia de São Roque, na pessoa do seu presidente, Sr. Amaro Simões, a disponibilidade demonstrada, assim como a presença da vereadora do Ambiente da Câmara Municipal, Dr.ª Inês Lamego, e aos representantes do Agrupamento de Escolas de Agualva Mira Sintra, que fizeram uma longa viagem para presentearem a comunidade educativa do Agrupamento de escolas com as suas belas atuações.

Com os ECO ENCONTROS EM SÃO ROQUE pretende-se que o olhar e as competências artísticas das crianças e jovens sejam usados para induzir a reflexão dos demais sobre a sociedade contemporânea pelo facto de vivermos num planeta limitado em termos de recursos e de espaço e os desafios com que se confronta, nomeadamente o crescimento da população, as alterações climatéricas, a degradação ambiental e as novas desigualdades sociais. Assim, procura-se com a música, a dança e as artes cénicas alterar a perceção dos valores e das atitudes face ao ambiente de modo a estimular nos mais jovens uma consciencialização profunda e duradoura destas problemáticas.

Esta foi uma tarde magnífica, que terminou em festa, com muita alegria e convívio um momento importante de sensibilização ambiental do Eco Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva.