Município de Oliveira de Azeméis promove Dia Municipal pela Igualdade

Teve lugar no passado dia 24 de outubro, no Cine Teatro Caracas em Oliveira de Azeméis, um debate relativo ao Dia Municipal pela Igualdade do Município de Oliveira de Azeméis que contou com a presença interessada de um grupo de alunos do ensino secundário do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva.

O debate promovido por Rita Ferro Rodrigues, Vera Sacramento, Felipa Mourato e Cristina Andrade teve como ponto de partida o visionamento do filme “As sufragistas”.

Com manifesto interesse, os discentes produziram algumas reflexões e foram convidados a realizarem trabalhos (textos, vídeos, fotografias) sobre a mensagem do filme, a importância da conquista do direito ao voto para as mulheres, o cérebro feminino e o cérebro masculino, a distinção entre género feminino e o género masculino, os direitos das mulheres - o que mudou e o que é preciso mudar?

Desta feita, importa, então, sublinhar que esta iniciativa veio reforçar a reflexão e discussão, que se tem vindo a desenvolver nas escolas, sobre alguns dogmas, preconceitos, estereótipos, ideias, sonhos associados ao papel da mulher na sociedade, incentivando ao exercício de uma cidadania ativa e sensível aos diferentes rostos da desigualdade social.

Escola Saudavel original 3nivel