Dia Mundial da Poupança comemorado na escola

O Dia Mundial da Poupança, que se comemora anualmente a 31 de outubro, foi assinalado pelos alunos do curso profissional de técnico de marketing (10.º e 11.º anos), no âmbito da área disciplinar de Economia, com a apresentação de criativos cartazes realizados pelos próprios. Em simultâneo, deu-se início à apresentação/participação das duas turmas no projeto de educação financeira “No poupar, está o ganho”, da Fundação Dr. António Cupertino Miranda, que decorrerá ao longo do ano letivo.

Ainda no âmbito desta disciplina, decorreu no auditório da EBSFS, no passado dia 4 de novembro, uma sessão informativa sobre «Poupança e educação financeira», promovida pelo Serviço de Informação e Apoio ao Consumidor da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, em parceria com o Banco de Portugal. A realização desta sessão colocou vários desafios aos jovens e teve como objetivos específicos: refletir sobre a diferença entre “necessidades” e “desejos”; relacionar despesas e rendimentos; avaliar riscos e evidenciar a relevância do planeamento a médio e a longo prazo.

A sessão organizada em duas partes distintas, uma mais teórica com o objetivo de reforçar os conhecimentos financeiros dos alunos e outra, essencialmente, prática que se prendeu com a elaboração de um orçamento mensal, com identificação de rendimentos e despesas; cálculo do saldo mensal e enumeração de conselhos úteis face ao caso em análise.

A motivação, participação e o interesse demonstrado pelos discentes foi enaltecida pelos dinamizadores da sessão e deixa a certeza de que o desenvolvimento de atitudes e comportamentos financeiros adequados passaram a fazer parte do quotidiano do público- alvo.

Escola Saudavel original 3nivel