Alunos do Projeto Eco Escolas do AE Dr. Ferreira da Silva colaboram na plantação de 5000 árvores, no âmbito do projeto FUTURO

Minas do Pintor

A plantação das 5 000 árvores será feita na área das minas do Pintor

A iniciativa levada a efeito pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis visa plantar cinco mil árvores autóctones na freguesia de Nogueira do Cravo, no âmbito do projeto “FUTURO – 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto”. 

Nos últimos meses, uma equipa do projeto FUTURO esteve em Oliveira de Azeméis a preparar os seis hectares de terreno para o cultivo das cinco mil árvores autóctones tendo procedido à limpeza de matos e de eucaliptos e feito o controle de plantas invasoras, nomeadamente austrálias e mimosas que invadiram a zona desde que as minas foram encerradas. 

Os Eco alunos e docentes do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva participaram, no passado dia 20, na plantação de sobreiros, medronheiros e salgueiros na zona das Minas do Pintor, uma antiga exploração de arsénio e volfrâmio, encerrada em 1995.

Com esta atividade pretende-se diversificar e qualificar a paisagem da área metropolitana do Porto, melhorar a qualidade do ar, aumentar a capacidade de armazenamento de carbono, melhorar a regulação hídrica, fomentar a biodiversidade, aumentar a qualidade de vida dos cidadãos e a competitividade da região.

Escola Saudavel original 3nivel