Dia Internacional das Vítimas do Holocausto

 

Esta atividade teve, depois, um enquadramento histórico com o visionamento do documentário “O século do Povo: Uma Raça Superior”, que será tratado nas aulas de História. Assim, a turma C, do nono ano, turma SELF, e as restantes turmas do nono ano recolheram evidências e testemunhos do assassinato em massa de cerca de 6 milhões de judeus, sem mencionar outras minorias como os ciganos, doentes, deficientes, homossexuais, entre outros. Um verdadeiro atentado aos Direitos Humanos.

De seguida, promoveu-se um debate sobre o tema Violência, articulando-se com o tema do Parlamento dos Jovens: Violência no doméstica e no namoro: da sensibilização à ação. Deste modo, partindo da temática do Holocausto, à qual por vezes, mostram algum distanciamento, apatia, indiferença, os alunos envolveram-se numa troca de ideias e de opiniões e, de modo espontâneo, sublinharam a importância da dignidade e do respeito nas interconexões da família humana e o quanto é crucial estarmos atentos a todos os tipos de violência, mesmo quando são disfarçados, no dia a dia. É preciso combater, no quotidiano, a discriminação, o racismo, a xenofobia, a violência. É preciso dizer “Plus Jamais” e “Chega!”.

Não existe caminho para a paz. A PAZ é o caminho!”

(Mahatma Gandhi)

“Todos os seres humanos nascem livres e iguais, em dignidade e em direitos. Dotados de razão e consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Escola Saudavel original 3nivel