Viva a República

 

Para além da articulação de saberes, esta iniciativa foi um mais um contributo para a aquisição e consolidação de competências dos alunos, quer no que diz respeito ao conhecimento e resolução de problemas, quer em relação à comunicação oral e relacionamento intra e interpessoal. Os alunos aceitaram o desafio com ânimo, alegria e interesse, empenharam-se muito, foram responsáveis e procuraram sempre, em cada momento, fazer mais e melhor.

Em simultâneo, na Biblioteca Escolar da Escola Comendador Ângelo Azevedo, deu-se lugar a uma exposição de livros, alusivos à temática, e de utensílios (lousas, canetas de tinta permanente, bandeira nacional…). Esta iniciativa foi, ainda, enriquecida com uma parceria que se estabeleceu com o grupo folclórico A Chama, de S. Roque, que, amavelmente, disponibilizou os seus trajes tradicionais para o cenário e exposição, na esperança de que o gosto pelas tradições e cultura popular portuguesa renasça e que haja sempre a preocupação de preservar o património histórico e cultural, enfim, a memória coletiva.

Por fim, uma palavra de agradecimento a todos os que contribuíram direta e indiretamente para a realização desta atividade, em particular a Direção que tudo fez e disponibilizou de modo a que os alunos se sentissem orientados, apoiados e felizes.