Dia da luta contra a discriminação racial

No dia 21 de março, dia da Primavera, dia da Poesia, mas também Dia da luta contra a discriminação racial, na Biblioteca da Escola Dr. Ferreira da Silva, realizou-se uma sessão do Programa CES vai à Escola: História da Escravatura no Império Português e os seus reflexos no racismo em Portugal, com a orientação da doutora Giuseppina Raggi, investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES) e do doutor Hugo Silva, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Esta sessão teve como enquadramento a atividade dos alunos no âmbito do Projeto Flexibilidade e Autonomia Curricular, que, por sua vez, aposta numa articulação interdisciplinar vertical e horizontal e numa visão holística do conhecimento. Foi um momento único. Tendo por base um arranjo musical, os alunos do 2.º ciclo declamaram e cantaram o poema “Navio Negreiro”, de Castro Alves, enquanto que os alunos do secundário, de Línguas e Humanidades, interpretaram o poema “Primeiro levaram os negros”, de Bertolt Brecht, fizeram um enquadramento teórico e, a partir de um vídeo “O Atlântico dos outros, o fim da escravatura”, refletiram e debateram variadas questões: Escravo ou pessoa escravizada? Portugal, orgulho ou vergonha do passado esclavagista e colonialista? A escravatura foi efetivamente abolida por decreto? Qual a diferença entre escravatura e trabalho forçado? A sociedade atual é racista? Como compreender o diminuto, quase inexistente, número de pessoas afrodescendentes na Assembleia da República ou no exercício de certas profissões, como, por exemplo, no jornalismo? É importante garantir a presença de afrodescendentes entre os deputados com assento na Assembleia da República?

Efetivamente, foi uma atividade enriquecedora, pois possibilitou uma “mesa redonda” de discussão, em torno do racismo na sociedade atual, compreendendo-se que a abolição da escravatura e a erradicação do racismo não se fez/faz somente por decreto, pois corresponde a um processo complexo e longo de evolução das sociedades e das mentalidades, para o qual todos têm que contribuir com uma cidadania ativa e uma cultura humanista.

Escola Saudavel original 3nivel