Encontro em linha com João Tordo

Na manhã do dia 5 de maio, uma plateia atenta de alunos do Ensino Secundário esteve online com o escritor João Tordo, lisboeta, nascido em 1975, formador de escrita literária e autor de mais de uma dezena de livros, divididos entre o romance, o policial e o ensaio, com diversos prémios atribuídos. 

Durante uma hora, revelaram-se curiosidades do mundo da escrita para os jovens e para os menos jovens presentes na sessão: O que é ser escritor? Como vive? Como cria? De onde surgem as ideias para os enredos? E os títulos das obras, que tanta luta dão, como nascem? 

Ora, segundo João Tordo um escritor é alguém que descreve situações multifacetadas, desde a felicidade à tragédia. Antes de ser um escritor, João Tordo foi sempre um leitor interessado por obras diversas, greco-romanas, Bíblia, os clássicos… Considera que a ação de escrever é desenlaçar narrativas, apesar de podermos a vir a ser derrotados por cada uma das nossas pequenas histórias (in contracapa do livro “A mulher que correu atrás do vento”). 

Revelou que escreve contra a morte e o esquecimento, contra a dispersão e o caos. Que encara ato da escrita como um compromisso, uma espécie de relação, tal como se de um casamento se tratasse. Que vive intensamente esta fase, sentida como uma verdadeira aventura. 

É de referir que este encontro, promovido pelo PNL2027/Clubes de Leitura da Escola no Dia Mundial da Língua Portuguesa, revelou-se um momento muito agradável com um escritor que, num tom informal e bem-falante, enriqueceu o nosso interesse pelo mundo das letras.

Escola Saudavel original 3nivel