Conta-me como foi…

Em colaboração com a Biblioteca Escolar e no âmbito da flexibilidade curricular e da atividade interdisciplinar - Portugal, antes e depois da Democracia e o Ano da Morte de Ricardo Reis, de José Saramago - entre Português, Inglês e História A, os alunos do 12.º Ano, do Ensino Secundário Regular desenvolveu, no dia 17 de maio, uma atividade designada “Conta-me como foi…”. Esta iniciativa tinha como objetivo recolher testemunhos relativos à Guerra Colonial, à vida quotidiana durante o Estado Novo e/ou à forma como se vivenciou o 25 de abril de 1974.
Assim, foram vários os testemunhos trazidos pelos alunos: o do avô José, conhecido por “Zacarias”; o do avô Porfídio; do avô Artur; o do tio Abílio; o da avó, que vivia em Luanda e presenciou as atrocidades da guerra civil. Além destes testemunhos, a turma teve o testemunho presencial, tranquilo e genuíno do Sr. Mário Ribeiro.
Em simultâneo, alguns alunos recriaram relatos que recolheram das suas pesquisas não somente sobre a Guerra Colonial, mas também sobre o papel da mulher na família e na sociedade durante o Estado Novo.
Esta iniciativa fomentou o diálogo intergeracional, intercultural, entre o passado e o presente, através de uma partilha de memórias sobre a experiência da guerra no Ultramar, na Guiné, em Angola e em Moçambique, apelando a uma reflexão sobre o que é viver e participar numa guerra e os traumas físicos e psicológicos que acabam por afetar todos os que nela participam. Esta atividade deu ainda a conhecer alguns dos laços de amizade, solidariedade e de interculturalidade que se teceram em tempos de guerra e violência, entre os soldados portugueses e as populações autóctones, em particular as crianças desprotegidas.

Escola Saudavel original 3nivel