A Diferença de um Olhar – “Autismo”

No passado dia 21 de setembro decorreu, no auditório da Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva, uma ACD designada A Diferença de um Olhar – “Autismo”, dinamizada pela Professora Dr.ª Noémia Coleta.

Esta ACD teve como objetivos dar a conhecer a educadoras de infância e a docentes do 1º Ciclo ao Ensino Secundário do Agrupamento de escolas algumas características de comportamento da criança/jovem com Perturbação do Espectro do Autismo. Destaque para as distintas perspetivas e formas de agir capazes de melhorar a intervenção, o contributo para a consecução dos princípios da equidade, garantindo que todos os alunos tenham acesso aos apoios necessários, de modo a concretizar o seu potencial de aprendizagem e desenvolvimento, num Agrupamento inclusivo.

A presença de alunos com Perturbação do Espectro do Autismo em diferentes turmas do Agrupamento de Escolas evidencia a oportunidade e importância desta ACD para que os docentes disponham de saberes e competências relacionados com o lidar de forma conveniente com as frustrações, emoções, formas de comunicar, características cognitivas, sensoriomotoras e interesses peculiares destes alunos e assim poderem interagir e intervir melhor com os mesmos.

Com o auditório cheio, os presentes mostraram-se bastante participativos e agradecidos pela partilha de experiências tão enriquecedoras!autismo

Escola Saudavel original 3nivel