ACD - Currículo, Pedagogia e Avaliação

Perspetivas Contemporâneas para Melhorar as Aprendizagens

No passado dia 21 de outubro, no auditório da EBS. Dr. Ferreira da Silva, decorreu a ACD "Currículo, Pedagogia e Avaliação: Perspetivas Contemporâneas para Melhorar as Aprendizagens”, dinamizada pelo Professor Doutor Domingos Fernandes: Presidente do Conselho Nacional de Educação e Professor, Pedagogo, Investigador, com provas dadas na Avaliação das Aprendizagens e nas Políticas Educativas. É também Professor catedrático no Instituto Universitário de Lisboa-ISCTE e investigador integrado no CIES-IUL - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia; ao longo de dezassete anos foi coordenador de programas de Mestrado e de Doutoramento na especialidade de Avaliação em Educação, na Universidade de Lisboa. 

Para o Agrupamento de escolas, a temática é de grande atualidade face aos desafios decorrentes da aplicação do Projeto MAIA - Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica, um projeto multidimensional que visa contribuir para melhorar as práticas de avaliação e de ensino, tendo na sua conceção e coordenação o Professor Doutor Domingos Fernandes. O MAIA insiste na centralidade das questões curriculares e pedagógicas, das questões teóricas e práticas de ensino, da aprendizagem e da avaliação e das questões da formação contínua.

A ACD foi um momento de aprendizagem e reflexão, em que se debateram questões relacionadas com a natureza e fundamentos da avaliação e melhoria das práticas pedagógicas.

Escola Saudavel original 3nivel