Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo 2022-2023

O passado dia 25 de novembro foi dia de festa e comemoração na EBS Dr. Ferreira da Silva. A comunidade escolar celebrou a abertura solene do ano letivo com a cerimónia de entrega de diplomas e medalhas do Quadro de Honra, Mérito, Valor e Excelência aos alunos distinguidos, a exposição de Pintura de Maria Ribeiro e a conferência “À conversa com o Jornalista e Escritor Secundino Cunha - "Jornalismo, Tecnologia e Educação”.

Na passada sexta-feira, várias centenas de crianças e jovens acompanhadas de docentes, pais e encarregados de educação e funcionários assinalaram, em ambiente festivo, a Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo 2022-23.

A inauguração de uma exposição da jovem Pintora Maria Ribeiro, natural de Cucujães e ex-aluna do Agrupamento de Escolas, marcou o primeiro momento significativo do programa e evidenciou uma visão jovem e criativa de ver a realidade, uma forma de evidenciar histórias que refletem e pintam o mundo de forma surpreendente pelas cores e grafismo.

Coube ao Diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, Professor António Figueiredo, a abertura das intervenções mais formais, salientando “ser esta uma ocasião para uma palavra muito especial de reconhecimento para todos quantos connosco vêm dando o seu melhor para a construção deste espaço privilegiado de cultura e instrução, e, naturalmente, num momento singelo de festa não poderia deixar de me referir aos assistentes técnicos e assistentes operacionais e aos nossos professores e educadoras, aos pais e encarregados de educação e, de forma muito especial e com apreço, aos mil e trezentos alunos do Agrupamento”.

Ao longo de um discurso em que enfatizou o trabalho dos discentes e dirigindo-se a estes salientou: “A abertura do ano letivo é um momento marcante no AEFS, principalmente porque é um ato académico que assinala solene e simbolicamente a renovação e, simultaneamente, a esperança no alcance de muitos objetivos e sonhos de todos dentro das nossas escolas, principalmente para os novos estudantes. (…)

Caros alunos, vós sois o centro de toda a nossa ação, queremos que sintam verdadeiramente esta casa como vossa, que deem o vosso melhor todos os dias, que aproveitem todo o esforço despendido para que se tornem melhores alunos e melhores cidadãos. Tenham sempre presente no quotidiano o exemplo dos nossos patronos, Dr. Ferreira da Silva e Comendador Ângelo Azevedo, homens que souberam pelo seu esforço, trabalho e dedicação abnegados deixar um importante legado de vida e obra”.

Aproveitou ainda para manifestar gratidão à DGEST Norte, na pessoa do Dr. Luís Carlos Lobo, pelo “apoio e atenção que dedica às nossas solicitações e desejar-lhe os maiores sucessos para as exigentes funções que recentemente foi empossado” e à Câmara Municipal na pessoa do Vereador da Educação Dr. Rui Cabral.O Dr. Luís Carlos Lobo, Delegado da Direção Regional de Educação do Norte, salientou o seu agrado por estar presente neste momento significativo da vida do Agrupamento de escolas, a Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo e destacou como impressionante “estar numa escola limpa, cuidada e organizada na amplitude dos seus espaços e que valoriza no seu plano de atividades, as artes como forma de pensar, de sentir, de lidar com as emoções”.

Para o Dr. Rui Luzes Cabral, Vice-Presidente e Vereador da Educação da Câmara Municipal, “o Agrupamento Escolas Dr. Ferreira da Silva constitui um exemplo, uma referência no panorama concelhio da educação e um espaço que visita sempre com muito prazer pela dinâmica, pelos projetos e pelas suas crianças e jovens estudantes”.

Medalhas e diplomas Comemorativos do “Quadro de Honra, Mérito Valor e Excelência e Mérito Cívico”

 De seguida, a Sessão Solene contou com outro momento de grande valor simbólico - a entrega da Placa, Medalha e Diploma Comemorativo do “Quadro de Honra, Mérito, Valor e Excelência e Mérito Cívico” aos alunos do 3.º ao 12.º ano que no ano letivo 2021-2022 reuniram as condições de comportamento e sucesso académico excelente nas distintas áreas disciplinares.

Saliente-se que com o Quadro “Quadro de Honra, Mérito, Valor e Excelência” pretende a escola “reconhecer, distinguir e premiar as aptidões, atitudes e os brilhantes resultados escolares dos alunos”.

Cultura de Celebração

Ao longo da sessão houve lugar a diferentes apresentações por parte dos alunos do 2.º ciclo, do 11.º A e 11.ºB e da Ginástica de Grupo do Desporto Escolar.

Momento relevante da cerimónia foi igualmente a entrega das Bandeiras Verdes – num total de 8 e que tornaram este, de novo, um Eco-Agrupamento de Escolas.

Para celebrar de forma condigna mais esta distinção coletiva, a cerimónia contou com a presença de crianças e alunos em representação de todas as escolas EB’s e Jardins de Infância do Agrupamento, tendo sido realçando o facto de a Escola Básica e Comendador Ângelo Azevedo ter sido distinguido ainda com uma menção honrosa, no 2.º escalão, no âmbito do desafio Faber-Castell “Onde está o Ecolápis”.

A concluir este momento de grande significado afetivo para a comunidade educativa, por entre música e dança alusiva ao ambiente, perfilaram as diferentes escolas e jardins-de-infância do Agrupamento de escolas, encerrando-se a cerimónia com o hastear da Bandeira Verde, na escola sede, com orgulho e alegria.

Conferência

O período da tarde ficou reservado para a conferência “À conversa com o Jornalista e Escritor Secundino Cunha - Jornalismo, Tecnologia e Educação”, um momento de aprendizagem e partilha do seu vasto conhecimento na área do jornalismo e da comunicação.

 

Escola Saudavel original 3nivel