Celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos

Dramatização alusiva à Revolução Francesa

Encontro de Turmas SELF – Viana do Castelo

Dando cumprimento ao Plano Anual de Atividades, no âmbito da Secção Europeia de Língua Francesa, a turma do 9.ºB CAA apresentou, no dia 7 de dezembro, no Auditório da Escola Comendador Ângelo Azevedo, às turmas do 8.º e 9.º anos, uma recriação histórica alusiva à Revolução Francesa, a mãe de todas as revoluções. Esta iniciativa pretendeu contribuir para a celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro) e culminou com a leitura/interpretação do poema Liberté, de Paul Eluard (1942).

Neste seguimento, os alunos participantes tiveram ainda a oportunidade de refletir sobre os princípios da Liberdade, Igualdade e Fraternidade e o modo como eles devem inspirar a nossa conduta enquanto cidadãos ativos e responsáveis.

Esta dramatização foi apresentada, igualmente, no dia 14 de dezembro, no Agrupamento de Escolas de Santa Maria Maior - Escola E/B 2/3 de Frei Bartolomeu dos Mártires, em Viana do Castelo, num Encontro entre Turmas SELF. Neste encontro, verificou-se uma partilha de trabalhos desenvolvidos no âmbito do projeto SELF. Assim, as turmas SELF do referido Agrupamento de escolas deram a conhecer Viana do Castelo, fornecendo dados geográficos, gastronómicos, etnográficos, culturais, e o espaço da escola recém-construída. As turmas SELF dos dois agrupamentos tiveram ainda a oportunidade de participar numa sessão sobre Segurança Rodoviária, participar em dinâmicas de grupo e num lanche conjunto, que abriram espaço para o convívio entre os alunos dos dois agrupamentos.

Efetivamente, o trabalho desenvolvido que culminou na referida dramatização e o Encontro de Turmas SELF foram ricos em aprendizagens, na medida em que permitiram a mobilização de conhecimentos, apelaram a uma maior consciência plurilingue e abertura à cultura, desenvolveram competências comunicativas em Francês, promoveram o relacionamento intra e interpares e o espírito colaborativo, tendo contribuído, também, para o desenvolvimento de uma identidade europeia.

Escola Saudavel original 3nivel