Encontro de Turmas SELF – EB Comendador Ângelo Azevedo

No âmbito do projeto SELF, no dia 23 de fevereiro, realizou-se- 2.º Encontro das turmas SELF, do 9.º ano, do Agrupamento de Escolas de Santa Maria Maior - Escola E/B 2/3 de Frei Bartolomeu dos Mártires e do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva – Escola Comendador Ângelo Azevedo. Esta iniciativa teve como objetivo dar continuidade ao intercâmbio iniciado no dia 14 de dezembro, em Viana do Castelo e almejou promover uma maior consciência plurilingue e abertura à cultura, desenvolver competências comunicativas em Francês, abordar conteúdos socioculturais, históricos e literários francófonos e desenvolver uma identidade europeia, responsável e interventiva.

Da parte da manhã, chegados ao centro histórico de OAZ, os alunos das três turmas SELF tiveram a oportunidade de realizar uma visita guiada ao Parque de La Salette, com a colaboração da Câmara Municipal de OAZ, ficando a conhecer as múltiplas espécies de árvores e arbustos que embelezam o espaço e lhe oferecem paz e tranquilidade.

Depois, já da parte da tarde, com recurso à Língua Francesa, foi o momento da partilha de trabalhos realizados pelos alunos no âmbito do projeto SELF. Em primeiro lugar, as turmas de Viana partilharam um vídeo no qual se deu a conhecer os espaços mais emblemáticos da cidade de Viana de Castelo, que, em virtude das péssimas condições climáticas, não foi possível visitar no 1.º Encontro. De seguida, uma das turmas de Viana do Castelo apresentou um jogo da glória, com as questões que elaboraram sobre figuras/personalidades, eventos/episódios relativos à cultura francesa. Depois, foi a vez da outra turma envolver todos os alunos na realização de uma quizz sobre os principais monumentos franceses. Por fim, o 9.º B, da Escola Comendador Ângelo Azevedo, procedeu a uma breve apresentação do patrono do Agrupamento de Escolas, dando a conhecer partes do discurso de Ferreira da Silva, no dia 9 de março de 1913, dia da Festa da Árvore, através do qual evidenciou a sua faceta ecologista. Esta partilha culminou numa troca de ofertas simbólica e num lanche realizado no Bar da Escola com deliciosos crepes au chocolat e palmiers, confecionados pelas assistentes operacionais da escola.

Assim, regista-se que esta iniciativa foi muito enriquecedora, pois foi ao encontro dos objetivos definidos e constituiu um verdadeiro momento de partilha de conhecimento e de experiências de aprendizagem. Um verdadeiro encontro e intercâmbio, que permitiu estabelecer e/ou reforçar laços de cumplicidade e de amizade entre os alunos e os professores envolvidos das duas escolas.

Um Bem Haja, então, a todos os intervenientes e a todos os que contribuíram para o sucesso desta iniciativa.

Escola Saudavel original 3nivel