Visita à RTP e Qualifica

Os alunos dos 10.º anos dos Cursos Profissionais Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores e Técnico de Vendas e Marketing, acompanhados pelos professores Maria dos Anjos Silva e Miguel Mansores, partiram da escola Sede do Agrupamento às 8:30h, em direção às instalações da RTP, em Vila Nova de Gaia.

Após chegada e receção por parte da equipa de relações públicas, iniciou-se a visita guiada às instalações, onde nos foi apresentado os vários espaços, nomeadamente o estúdio virtual, os arquivos, algumas reggie´s de áudio e vídeo, os estúdios da Antena 1 e RDP e por fim o estúdio da “Praça da Alegria”. Neste último, assistimos aos últimos 40 minutos da transmissão em direto, onde foi possível perceber todas as questões técnicas a nível de vídeo, som, iluminação e dados, bem como as preocupações relativas à apresentação/imagem e marketing. Em vários momentos, a turma foi dividida em dois grupos, permitindo/facilitando a entrada em alguns espaços e consequentemente uma melhor informação e transmissão de conhecimentos.

No final desta visita, deslocamo-nos para a Exponor. O almoço teve lugar no Parque (dentro dos limites da Exponor), onde os alunos puderam aproveitar o seu almoço-lanche em convívio são, aproveitando a ambiência da tranquilidade e beleza oferecidas pelas boas condições climatéricas e pelo espaço envolvente.

Pelas 14:15h, demos entrada na feira “Qualifica”, onde os alunos tiveram contacto com inúmeras instituições, experimentando equipamentos e materiais, esclarecendo dúvidas sobre possíveis trajetos escolares e profissionais, demostrando e reforçando a necessidade de terem um ótimo desempenho escolar.

Foram desenvolvidos diferentes conteúdos, conhecimentos e competências relacionados com as disciplinas dos Cursos Profissionais TEAC (tecnologias, equipamentos e técnicas) e TVM (técnicas, serviços e tecnologias).

No domínio das competências sócio-afetivas, esta atividade promoveu uma maior integração e união entre os alunos e entre estes e os Professores, através do convívio fora da sala de aula.

Salienta-se a satisfação e enriquecimento técnico, cultural e científico dos alunos na visita.

Escola Saudavel original 3nivel