Inteligência Artificial: O que sabes sobre o "cérebro do Futuro"?

A Biblioteca Cândida Reis da Escola Básica e Secundária Ferreira da Silva foi o palco de uma sessão virtual sobre Inteligência Artificial (IA), no passado dia 16 de março, promovida pela DECO – Defesa do Consumidor.

Este evento inseriu-se na Semana do Jovem Consumidor e contou com a participação de especialistas em IA, José Pedro Antunes e Marco Neves, tendo sido moderado por Félix Pineu.

A sessão teve início com uma atividade, na qual os alunos tiveram de identificar, numa conversa telefónica, qual dos intervenientes era um ser humano. O que mais chamou a atenção aos alunos foi a capacidade da IA imitar e até mesmo “superar” a inteligência humana em algumas tarefas.

Os especialistas alertaram para o facto de que os humanos são os principais produtores de dados que alimentam a IA e enfatizaram a importância de se ter cuidado ao fornecer informações pessoais para aplicativos e serviços, a fim de evitar que esses dados sejam usados indevidamente.

Marco Neves abordou os conceitos deepfakes, machine learning, deep learning e IA generativa, e apresentou o ChatGPT como um modelo de linguagem que usa inteligência artificial para gerar texto a partir de uma enorme quantidade de dados disponíveis na internet.ia

Escola Saudavel original 3nivel