MIBE

Assim, as alunas Ana Luz Neves e Valentina Nabais, do 5ºA, Isa Reis, do 8ºA, Mafalda Mil Homens, do 8ºB realizaram uma leitura dramatizada da história “Olívia e as Nozes Perdidas”, de Margarida Sousa, na Escola EB de Faria de Baixo e EB do Picoto, nas manhãs dos dias 21 e 22 de outubro. Esta leitura dramatizada acabou por ser também uma leitura dialogada sobre a amizade, a partilha e o quanto é importante o espírito de entreajuda. As alunas foram muito bem acolhidas pelas turmas participantes e cativaram a atenção de toda a audiência, com o seu empenho, determinação, simpatia e expressividade.

Depois, ainda no dia 22 de outubro, na Cerimónia de Abertura do ano Letivo 2025/2026 e Cerimónia de Agradecimento a Professores/as, Assistentes Operacionais e Assistentes Técnicos/as aposentados/as, realizada no auditório da Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva, foi a vez dos biblioamigos Diogo Gomes, do 12ºB-CT; Érica Silva e Laura Ferreira, do 12ºA-LH; Marta Silva, do 11ºB-LH – darem vida, neste Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, a alguns dos inesquecíveis e intemporais sonetos camonianos: "O dia em que nasci moura e pereça"; "Alma minha gentil que te partiste"; "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades".

Nesta última semana, a semana do Halloween, a disciplina de Inglês merecerá protagonismo, com leituras dramatizadas do poema “The raven”, de Edgar Alan Poe, oficina de escrita (redação de poemas) e redação de prompts, instruindo a IA para a criação de poemas do mesmo tipo. Uma sequência de aprendizagens que culminará na comparação e exposição do trabalho desenvolvido, nas suas duas versões: a dos escritores-criatividade humana e a dos “engenheiros de prompts” - criatividade da IA.

Efetivamente, esta panóplia de eventos teve como ponto de partida o mote lançado pela Rede de Bibliotecas Escolares - “Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias”: “A IA e o futuro das histórias” (2.º ciclo); “A IA também pode ser escritora” (3.ª ciclo); “Escritores ou engenheiros de prompts?” (ensino secundário).

Um mês que, deste modo lembrou o quanto a Biblioteca Escolar pode e deve ser o coração da escola e que anunciou as suas duas grandes prioridades para este ano letivo: leitura, escrita e oralidade; literacia digital, mediática e informacional; humanismo e interculturalidade; eficácia e inovação; bem-estar físico, emocional, cognitivo, digital e ambiental.

barra pessoas 20 30 web 24 25