20.º Aniversário da EB Comendador Ângelo Azevedo assinalado com presença do Secretário Estado da Educação, Dr. António Leite

A tarde do passado dia 9 de junho ficou marcada pela comemoração do XX Aniversário da Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo, a qual contou com a presença de entidades oficiais, autarcas e convidados, muitos daqueles que, de alguma forma, estiveram associados ao seu relevante percurso, que teve início no ano letivo 2001-2002.
Discentes, professores, assistentes técnicos e assistentes operacionais e antigos alunos foram muitos os que fizeram questão de afirmar a importância que a então Escola Básica 2,3 de São Roque teve no seu percurso de vida, deixando transparecer alguma nostalgia pelos momentos significativos do seu quotidiano. Um quotidiano marcado em permanência por um plano de ação recheado de atividades de natureza lúdica e pedagógica, envolvendo escritores, ilustradores, cientistas, homens das artes e especialistas do mundo da educação, a cargo de projetos, clubes, oficinas e ateliês, bem como, pelos diversos grupos disciplinares e departamentos.


A tarde comemorativa teve início com a inauguração de uma exposição inédita do escultor Paulo Neves, desta feita, em gravura e que a ninguém deixou indiferente pela beleza e sensibilidade. De seguida, procedeu-se à apresentação pública do livro “As árvores da nossa escola - pequeno guia fotográfico das espécies da Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo” pelo Professor Doutor António Xavier Pereira Coutinho.
Para o diretor, Professor António Figueiredo, a obra surgiu de um desejo antigo de catalogar e classificar de forma rigorosa, de acordo com o seu nome científico e nome comum, família e origem geográfica, o vasto acervo de espécies arbóreas e arbustivas, oriundas de distintas geografias e que dão vida, envolvem, perfumam e embelezam todo o recinto escolar da Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo.
A tarefa exigente de classificação das espécies materializou-se com a celebração de um protocolo de cooperação institucional entre o Agrupamento de Escolas e o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e o trabalho de campo certificado pelo Professor Doutor Marcelo Vianna do Instituto do Ambiente, Tecnologia e Vida da mesma Universidade. De autoria de Paula Clímaco, a publicação contou com a participação da professora Inês Cordeiro Silva e o indispensável e ativo envolvimento dos alunos.
A conferência “As quatro estações da vida – as avarias das fábricas da energia”, proferida pela Professora Doutora Manuela Grazina, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, foi outro momento de destaque das comemorações pela vivacidade e sólido conhecimento científico evidenciado.
A finalizar o programa de comemorações do XX Aniversário da Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo, teve lugar a inauguração pelo Secretário de Estado da Educação, Dr. António Leite, do elemento escultórico de autoria de Paulo Neves, cuja beleza intangível, pode ser reduzida a “uma expressão ambiental, gráfica e plana dos algarismos do 20.º Aniversário, registo de linhas sobre a superfície da madeira suavemente contorcida, lembrando curvas de nível, tecidas sobre o vazio, como figuras que se impõem ao silêncio”.
Saliente-se ainda que os distintos momentos da efeméride foram animados com música e canto pelos alunos de Educação Musical do 2.º ciclo da escola anfitriã, sob orientação da professora Aurora Emília e pela Orquestra do Ensino Articulado da Música, alunos do 9.º ano da Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo e Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva, acompanhados pelo professor José Manuel Apolinário.

Escola Saudavel original 3nivel