Notícias
Escolas Participaram no Exercício Nacional "A Terra Treme" para Sensibilização Sísmica
No passado dia 5 de novembro, às 11h05, escolas de todo o país participaram no exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico, "A Terra Treme". Esta iniciativa, promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em parceria com o Ministério da Educação, Ciência e Inovação, teve como objetivo capacitar a comunidade escolar para agir corretamente antes, durante e após um sismo.
No nosso Agrupamento de Escolas, durante um minuto, alunos e professores realizaram os três gestos essenciais de autoproteção: Baixar, Proteger e Aguardar. A atividade contribuiu para reforçar a resiliência e a segurança em ambiente escolar, promovendo conhecimento e preparação frente a emergências.
Esta iniciativa destacou-se como um passo importante para aumentar a consciência e a prontidão da comunidade escolar perante o risco sísmico.
Saliente-se que, no âmbito do dia internacional do risco, foi realizada pelo dr. Alberto Godinho, a palestra Redução do Risco de Desastres.
EcoPátios DesignLab
O AEFS esteve representado em Lisboa, no passado dia 5 de novembro, no EcoPátios_DesignLab, iniciativa realizada no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico, Campus Alameda, através dos professores Amadeu Sousa e Sónia Luísa Martins. EcoPátios_DesignLab, tem como foco a transformação dos recreios escolares, promovendo a resiliência climática e a educação ambiental.
Nesta conferência, os professores apresentaram as boas práticas desenvolvidas nos espaços exteriores da escola EB Comendador Ângelo Azevedo, uma instituição com 23 anos de história que adota a metodologia do programa Eco Escolas. Durante a apresentação, destacaram o compromisso da escola em educar para a sustentabilidade, reforçando a importância da preservação ambiental, com ações lúdicas que introduzem conceitos de biodiversidade e conservação de forma prática e envolvente.
Foi, ainda, partilhado com as escolas presentes o principal objetivo da iniciativa: promover, junto à comunidade escolar, uma cidadania ambiental ativa, responsável e consciente, contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável.
Foi enriquecedor levar até Lisboa as iniciativas desenvolvidas nesse âmbito no nosso território educativo, promovendo a partilha de práticas inspiradoras e reforçando o compromisso com a educação para a sustentabilidade e a cidadania ambiental.
A Festa da Castanha
No dia oito de novembro, os alunos do primeiro ciclo e pré-escolar da EB Comendador Ângelo Azevedo com a ajuda das professoras, educadoras, assistentes operacionais e Associação de Pais, reuniram toda a comunidade educativa na Festa da Castanha. Esta realizou-se no auditório da Junta da Freguesia de São Roque ao fim da tarde, e foi um sucesso!
Nesta festa, além do convívio, pretendeu-se celebrar o São Martinho, a castanha e o outono.
A apresentação ficou a cargo dos alunos do quarto ano. Mas todas as turmas subiram ao palco para mostrar os seus dotes artísticos.
Durante o intervalo, saboreámos algumas iguarias preparadas pela associação de pais.
Todos nós gostámos muito desta festa, correu muito bem. Foi um momento muito bem passado, alegre e divertido. No próximo ano haverá mais!
Terceiro Encontro do Projeto Erasmus + “Sustainable Inclusive Education”
O terceiro encontro transnacional do projeto Erasmus + “Sustainable Inclusive Education” (SIE) decorreu, nos dias 28, 29, 30 e 31 de outubro, na Universidade George Bacovia, em Bacau, Roménia. Este projeto tem seis parceiros europeus, dos quais três são escolas: Lycée Général et Technologique Joseph Gaillard, em Fort de France, na Martínica, SOU Gimnazija "Goce Delcev", em Kumanovo, na Macedónia do Norte e o nosso agrupamento; duas universidades: Diethnes Panepistimio Ellados em Thermi na Grécia e George Bacovia University, em Bacau, na Roménia, bem como a Organização Não-Governamental Avrupa Yenilikçi Toplum Derneği, em Istambul, na Turquia.
Ler mais: Terceiro Encontro do Projeto Erasmus + “Sustainable Inclusive Education”
S. Martinho não foi esquecido no JI do Largo da Feira
As crianças demonstraram grande entusiasmo ao vivenciarem as tradições relacionadas com o magusto. Para além da dramatização da Lenda de São Martinho, que encantou todos os participantes, foram desenvolvidas diversas atividades que contribuíram para a realização desta tradição.
O culminar da festividade ficou marcado pelo salto à fogueira, uma tradição que trouxe emoção ao grupo, seguido por um momento de partilha, onde todos puderam degustar as castanhas assadas.
Estas atividades não só fortaleceram os laços entre as crianças, como também expos a importância de preservar as tradições da nossa cultura.
As tradições foram “entregues”.