FERREIRA DA SILVA E A SUA ÉPOCA

Celebração do centenário do Patrono do Agrupamento

Dr Ferreira SilvaNos dias 4 e 7 de outubro, os alunos do ensino secundário do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, em articulação interdisciplinar e com a colaboração do Plano Nacional das Artes e da Biblioteca Escolar, dinamizaram uma recriação da época em que viveu o Prof. Doutor Ferreira da Silva, patrono do Agrupamento de Escolas, tendo como referência o acontecimento histórico da Implantação da República em Portugal, no dia 5 de outubro de 1910.

Um “Mercadinho à moda antiga”, uma dança tradicional (“Água leva o regadinho”), uma dramatização alusiva à referida data histórica e uma exposição de artefactos que fizeram viajar até Portugal, no dealbar do século XX: Portugal e as lides domésticas, agrícolas, artesanais e o vestuário, ajudou a cultivar o gosto pelas tradições e pela cultura popular portuguesa e o respeito e necessidade de preservar o nosso património histórico e cultural.

A grata presença do Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis, do Grupo de Concertinas do Museu Couto de Cucujães e o Grupo Folclórico As Padeirinhas de Ul permitiram um verdadeiro encontro intergeracional, com partilha de saberes e de valores.

Escola Saudavel original 3nivel