10/10 - DIA INTERNACIONAL DA SAÚDE MENTAL

Assinalando-se a 10 de outubro o Dia Internacional da Saúde Mental, e pela relevância do tema na adolescência, os alunos do Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva participaram numa sessão informativa, dinamizada pela Enf.ª Andreia Magina, sob o mote “Saúde Mental nos Jovens: presente e futuro”.

Foram diversos os temas abordados ao longo da sessão. Num ambiente de diálogo entre a oradora e os participantes, discutiram-se e desmistificaram-se conceitos teóricos, dados estatísticos, tipologias de perturbações, estratégias e projetos de intervenção, sem esquecer dicas e respostas para exercitar a saúde mental. Sublinhou-se a importância de pedir ajuda o mais cedo possível, em caso de reconhecimento de que “eu não estou bem”. Sublinhou-se que cultivar o bem-estar global é fundamental para ter uma boa saúde mental!

Sendo a problemática da saúde mental um tema do mundo contemporâneo, a atividade promoveu o desenvolvimento de competências essenciais de Filosofia e também serviu para o lançamento da edição 2022-2023 do Programa Parlamento dos Jovens, que elegeu como tema “A Saúde Mental nos Jovens. Que Desafios? Que Respostas?”. 

Escola Saudavel original 3nivel