Voluntariado

Visita ao Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa - instituição parceira do projeto EPIS BPI 

No dia 25 de outubro, alguns alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva tiveram a oportunidade de visitar o Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa. Esta iniciativa fez parte da “Semana do Voluntariado”, do Banco BPI. Esta instituição, parceira do projeto EPIS, colabora com o Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, proporcionando apoio escolar online aos seus alunos.  

Além dos alunos e professores acompanhantes, estiveram presentes alguns participantes no programa de voluntariado BPI, destacando-se alguns voluntários que dão apoio escolar a alunos das escolas do nosso agrupamento. Foi um momento especial, em que os alunos puderam conhecer pessoalmente e interagir com os seus explicadores, mostrando o seu reconhecimento. 

A visita contribuiu para que os alunos percebessem o esforço e a dedicação inerentes à consecução de objetivos de alto nível, sem comprometer as vivências sociais e académicas. De facto, foi possível conhecer as histórias de atletas profissionais que conseguiram e conseguem conciliar as suas vidas desportiva, académica e social, retendo que, com as devidas adequações, tal também é possível para os alunos participantes. 

Num clima de diálogo, os alunos colocaram algumas questões relacionadas não apenas com a modalidade de Ténis de Mesa, mas também com a organização do Centro de Alto Rendimento e do programa específico de treinos e preparação física dos atletas. 

Após um primeiro momento de visita às instalações e de tertúlia, os alunos e voluntários puderam mostrar as suas capacidades desportivas, praticando um pouco esta modalidade, aprendendo as técnicas básicas e organizando um mini-torneio.

Escola Saudavel original 3nivel