Ida ao teatro - “Provavelmente Saramago”

No âmbito da disciplina de Português, e integrado na comemoração do Centenário de José Saramago, no dia 16 de novembro, alguns alunos do ensino secundário deslocaram-se ao “Cinema”, em Oliveira de Azeméis, onde tiveram a oportunidade de assistir a um espetáculo que visava prestar homenagem a este autor, vencedor do prémio Nobel da Literatura, em 1998, e figura ímpar da literatura nacional e mundial, dada a sua vasta obra e o seu pensamento social, político e ético.

Provavelmente Saramago” foi uma iniciativa da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, em parceria com a Fundação Saramago, contando com o apoio do Instituto Camões e da Biblioteca Mário Andrade.

Entre o ficcional e o documental, Vinícius Piedade, ator, encenador e dramaturgo (como personagem do espetáculo), estabeleceu um diálogo pessoal com José Saramago, com o objetivo de refletir/celebrar/problematizar, hoje, a receção da sua obra: como nos posicionamos como artistas, como cidadãos, como seres humanos? Esta é a pergunta que o espetáculo tenta responder.

Os alunos mostraram interesse e consideraram que foi um momento enriquecedor não só a nível pessoal como também para os motivar para o estudo deste autor.

Escola Saudavel original 3nivel