3.º Encontro do projeto Erasmus+ “Connection of Health and Daily Routines”

na Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva

De 7 a 11 de novembro, decorreu na Escola EBS Dr. Ferreira da Silva em Cucujães o encontro do projeto Erasmus+ “Connection of Health and Daily Routines”, subordinado ao tema “Nature from A to Z”. Durante a semana, foram realizadas diferentes atividades que promoveram não só o contacto com a natureza e com o património e cultura portuguesa, mas também hábitos de vida saudável, como sejam a prática de exercício físico e a alimentação saudável.

Os parceiros foram recebidos por alunos envolvidos no projeto, tendo as atividades desta mobilidade tido início no auditório da escola com a apresentação do concelho de Oliveira de Azeméis, da escola e do sistema educativo português. Seguiu-se uma visita às instalações da escola e uma apresentação de danças tradicionais portuguesas por parte de alunos do 10º e 12º anos. Seguiram-se alguns jogos quebra-gelo e um quiz sobre os países parceiros, dinamizados pelos alunos membros do clube europeu. Estes jogos serviram para que os alunos interagissem entre si e se ficassem a conhecer melhor. Da parte da tarde foi dinamizado um peddy-paper no parque La Salette em Oliveira de Azeméis, após o qual os parceiros foram recebidos pelo vereador da educação na Câmara Municipal, Dr. Rui Luzes Cabral.

No dia 8, foi realizada uma visita guiada a Coimbra, que permitiu ficar a conhecer melhor o rico património desta cidade universitária.

No dia 9, teve lugar uma visita ao Parque Molinológico, onde, para além do cenário idílico, os parceiros puderam apreciar o tradicional pão de Ul e a regueifa de canela. Da parte da tarde, foram dinamizadas atividades desportivas e um workshop de comida saudável, onde os alunos e professores aprenderam a confecionar snacks saudáveis.

No dia 10, realizou-se uma visita ao Porto, que incluiu o cruzeiro das sete pontes e um passeio pelo centro da cidade, passando pela rua Dr. Ferreira da Silva, ao longo do qual os parceiros puderam apreciar locais e monumentos icónicos da cidade como a Estação de são Bento, a Torre dos Clérigos, a Sé, entre outros. A parte da tarde foi passada em Espinho, onde foram dinamizados jogos na praia e danças tradicionais dos diferentes países.

Por último, no dia 11, para concluir esta semana repleta de atividades, os alunos envolvidos fizeram as apresentações dos seus trabalhos no âmbito do tema “Nature from A to Z” e receberam os certificados de participação. Houve ainda tempo para partilhar a lenda de São Martinho e as tradições portuguesas associadas a este dia.

Escola Saudavel original 3nivel