À descoberta do Foral

No âmbito da disciplina de História A e em parceria com o Plano Nacional das Artes, o Arquivo Municipal de Oliveira de Azeméis, veio à Escola Prof. Doutor Ferreira da Silva para desenvolver a atividade À descoberta do Foral com os alunos 10.ºB, de modo a assinalar os 224 anos da carta de foral que elevou Oliveira de Azeméis ao estatuto de vila (5 de janeiro de 1799). Num primeiro momento, procedeu-se a uma breve apresentação do Arquivo Municipal, dando-se a conhecer a história do edifício, as suas instalações e o seu espólio, tomaram consciência das diferentes etapas de tratamento e preservação dos documentos históricos e dos que o arquivista deve ter para evitar a deterioração dos documentos.
De seguida, os alunos relembraram a evolução da escrita e dos materiais utilizados (ex.: papiro, pergaminho; papel) e centraram a sua atenção na carta de foral. A turma teve, assim, um primeiro contacto com a paleografia e ficou a conhecer alguns tipos de escrita (ex.: gótica), tendo a oportunidade de desenvolver experiências de escrita com diferentes tipos de penas (ganso; pavão), canetas e tintas de várias cores. Deste modo, os discentes tomaram consciência do quanto era moroso e delicado o ato de escrita, no passado.
Esta atividade veio reforçar os conhecimentos adquiridos na disciplina, no que diz respeito à importância da preservação do património material e cultural, à diversidade das fontes históricas e sua relevância para o conhecimento da história local e nacional.

Escola Saudavel original 3nivel