Dilemas

No Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, no dia 27 de janeiro, Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, os alunos do 12º Ano apresentaram, no auditório da escola Dr. Ferreira da Silva, a todas as turmas do ensino secundário e às turmas do 9º Ano, a dramatização DILEMAS. Esta dramatização resultou de uma articulação interdisciplinar (Português; História A; Inglês; EMRC; Ed. Física), de uma parceria com a Biblioteca Escolar e teve o acompanhamento e contributo do Plano Nacional das Artes.

Nesta atividade, os alunos deram voz, emoção e sentimento às palavras do livro Os dilemas do professor Heyman, de Nicolás Paz Alcalde. O que significa resistir? O que significa sobreviver? Devemos nós viver sem memória? Devemos nós esquecer o passado e seguir em frente? Estes foram alguns dos muitos dilemas que foram enfatizados e que, num diálogo com a linha do tempo, culminaram num apelo à fraternidade e tolerância.

Este trabalho entrosou-se ainda com outra coreografia, num dos espaços exteriores da escola, que envolveu os alunos dos 10º e 11º anos e toda a comunidade escolar. Tendo como referência a obra de A. Vivaldi: Escala Palladio – Tango of the Death, a coreografia teve como enfoque o antes, o durante e o depois da Shoah.

Os referidos Dilemas foram enquadrados pela exposição Last Folio, de Yuri Dojc e Katya Krausova, no Museu e Igreja da Misericórdia do Porto, que foi, simultaneamente, “uma lembrança de carinhos interrompidos há quase um século atrás”, um alerta a que sejamos vigilantes, pois a história tende a repetir-se, e uma homenagem aos sobreviventes. Assim, de tarde, os alunos do 12º ano voltaram a apresentar a dramatização DILEMAS, na Galeria dos Benfeitores, do Museu e Igreja da Misericórdia do Porto. Um evento que contou com a presença inicial da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros da República da Eslováquia, Ingrid Brocková, do Provedor da Misericórdia do Porto, António Tavares e do Diretor do Museu, entre outros. Na assistência, estiveram, também, alguns alunos do Colégio EFANOR e do Colégio Alemão do Porto.

A mesma atividade foi apresentada na Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo, do Agrupamento, no Dia Escolar da Não Violência e pela Paz.

Por fim, todo este trabalho foi partilhado com a comunidade educativa, nomeadamente com os pais/Encarregados de Educação, no auditório da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, de Oliveira de Azeméis, no dia 3 de fevereiro, pelas 21:30h. Com a sala repleta, os alunos tiveram um desempenho de excelência.

Um Bem-Haja a todos os que, direta e indiretamente, contribuíram para a concretização deste projeto, que, com um espírito humanista, nos colocou face a face com os dilemas da Vida.

Escola Saudavel original 3nivel