Programa Músicos no Palácio de Belém

No antigo Picadeiro Real do Palácio de Belém, onde se podem ver ainda alguns dos coches do magnífico acervo de coches e carruagens do século XVI ao século XIX, a sessão com Camané foi acima de tudo o testemunho de uma vida, de um percurso de alguém que ama o fado e que se deixou guiar pela verdade das emoções e dos sentimentos, sem escamotear ou disfarçar tristezas.

“Quem canta uma alegria que não tem
Não conta nada a ninguém
Fala verdade a mentir
Cada alegria que inventas
Mata a verdade que tentas
Porque é tentar a fingir”

Uma efetiva partilha de experiências com os nossos jovens, que, de um modo genuíno, convidou a plateia a viver e sentir a vida de modo genuíno e simples, sem fingimentos e enganos, numa entrega absoluta à Verdade e à essência do Eu.

“Não cantes alegrias de encomenda
Que a vida não se remenda
Com morte que não morreu
Canta da cabeça aos pés
Canta com aquilo que és
Só podes dar o que é teu.”

(compositora Manuela de Freitas)

Em simultâneo, a presença do Sr. Presidente da República permitiu aos alunos do 12.º Ano de Línguas e Humanidades enriquecer o seu trabalho no âmbito do Projeto EDA (Escolas à Descoberta de abril), pois o Professor Marcelo Rebelo de Sousa acedeu a uma entrevista sobre o antes, o durante e o depois do 25 de abril e autorizou que se entrevistassem alguns dos militares de abril que foram condecorados no mesmo espaço da parte da tarde.

Depois, foi tempo de ir ao encontro do Padrão dos Descobrimentos que permitiu conectar a política de espírito e a ideia material do Império colonial do Estado Novo com a ideia espiritual de Império de Fernando Pessoa. Uma oficina de trabalho que permitiu ir também ao encontro das personagens destacadas no Padrão, mas também da expressividade e linguagem dos seus corpos, tão importante na comunicação.

Assim, esta visita de estudo foi muita rica em aprendizagens e no relacionamento inter e intra pessoal, tendo contribuído em muito para as aprendizagens essenciais no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento e para uma articulação interdisciplinar entre Português e História A, no 12.º ano, e entre Inglês e Geografia, no que diz respeito aos alunos do Clube Europeu e do 11.º Ano, de Línguas e Humanidades. Os discentes mostraram-se interessados, participativos e tiveram um comportamento simpático e interessado, tendo colaborado com todas as tarefas propostas. Um dia a não esquecer.

Escola Saudavel original 3nivel