Água é vida!

No âmbito da disciplina de Articulação de Saberes (AS), e integrada no desafio - Missão: Água é Vida!, no dia 16 de março, os alunos dos 8.º anos da EBS Dr. Ferreira da Silva, assistiram a uma palestra, proferida pelo Dr. Diogo Canavarro, e subordinada ao tema “Uso Sustentável da Água”.

Esta ação educativa foi dinamizada pela Indaqua – Oliveira de Azeméis, e visou promover um conjunto de comportamentos assertivos, relativos ao uso da água para a promoção da saúde, a proteção das reservas de água na sua origem e o combate ao desperdício deste bem essencial. Com esta palestra pretendeu-se, assim,  reforçar o conhecimento relativo à importância da água como suporte à vida e às diversas atividades económicas, aos principais problemas que afetam a sua disponibilidade em quantidade e qualidade (excesso de utilização e poluição), às principais respostas a esses problemas, que passam pelo ciclo urbano da água, e à adoção de um conjunto de novos comportamentos, de forma a satisfazer o abastecimento seguro e económico de água potável às populações, sem comprometer a sua disponibilidade atual e futura.

No final, foi lançado um desafio a todos os alunos, no âmbito de um projeto da Indaqua - Oliveira de Azeméis: um concurso de vídeo, cuja mensagem consiste em «Sensibilizar para o uso sustentável e responsável da água».

Os alunos mostraram interesse e consideraram que foi um momento enriquecedor, não só a nível pessoal como também para motivar os jovens para a utilização sustentável da água, posicionando-os como cidadãos mais responsáveis e com maior consciência ambiental para o uso eficiente de recursos hídricos.

Escola Saudavel original 3nivel