Workshop “Sacas de Tiras de Cucujães” com a artesã Susana Freitas

De modo a valorizar a atividade artesanal de feitura de “Sacas de Tiras de Cucujães”, o Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva recebeu a artesã, Susana Freitas, que por paixão e em memória da sua mãe, Armandina de Fátima, apresentou esta arte aos alunos do 1.º e 2.º ciclo.

Estes tiveram a oportunidade de ver e aprender a realizar “Sacas de Tiras de Cucujães”, através do reaproveitamento de matéria prima. A partir dos pedaços de feltros aparados dos chapéus aquando da sua confeção, da seleção, aparamento e a escolha das cores, com a técnica do entrelaçar das tiras e com o auxílio de um molde, após os acabamentos, surgem as sacas. Todo o processo consiste no aproveitamento de materiais e na realização manual.

Os alunos compreenderam a valor da reutilização têxtil e a importância da contribuição de cada um de nós para a construção de uma sociedade sustentável.

E foi assim que os discentes partilharam as suas aprendizagens, “Aprendi o que é artesanato.”; “Aprendi que podemos reutilizar as coisas velhas e fazer coisas novas.”; “Aprendi como se faziam as sacas, também aprendi o nome dos materiais e as suas funções.”; “Aprendi que as sacas de tiras eram utilizadas para transportar o almoço para o trabalho.”.

A artesã Susana Freitas demonstrou aos nossos alunos que é possível dar uma nova vida a tecidos e criar acessórios originais.

Escola Saudavel original 3nivel