Projeto + Contigo

+ Contigo

Quem somos?

Somos uma equipa constituída por enfermeiros, médicos de saúde pública, psicólogos e profissionais de educação. Somos um projeto internacionalmente reconhecido como uma boa prática em promoção da saúde mental. O nosso endereço eletrónico é Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Quem servimos?

A população alvo do nosso projeto são os alunos do terceiro ciclo e do ensino secundário, bem como toda a comunidade educativa (alunos, professores, assistentes operacionais e encarregados de educação), local (autarquias e restantes parceiros) e de saúde (equipas de saúde escolar).

O que pretendemos e o que oferecemos?

Pretendemos promover a saúde mental e bem-estar em jovens do 3º ciclo e secundário; prevenir comportamentos da esfera suicidária; combater o estigma em saúde mental; e criar uma rede de atendimento de saúde mental. Detetamos precocemente situações de sofrimento mental; fortalecemos as redes de apoio nos serviços de saúde; promovemos, anualmente, o Encontro Nacional + Contigo, onde são discutidos e apresentados os resultados deste projeto.

O que fazemos?

Formação de profissionais de saúde. Sensibilização de agentes educativos e identificação de porteiros sociais. Sensibilização de encarregados de educação. Intervenção Mais Contigo com adolescentes, em articulação com as equipas de saúde escolar. Avaliação da intervenção e análise dos resultados.

Como fazemos?

Disponibilizamos, anualmente (ano letivo), um suporte para as unidades de saúde se candidatarem ao projeto. Avaliamos os resultados do programa através da monitorização de inquéritos em meio escolar, do Ministério da Saúde. Divulgamos a evidência produzida através de publicações várias (revistas científicas ou capítulos de livros), comunicações orais, em congressos ou sessões públicas, etc.

Escola Saudavel original 3nivel