Subculturas na escola:

Desafios para a integração das subculturas em contexto escolar

Quantas vezes olhamos e temos gestos e atitudes de desprezo? Quantas vezes censuramos, desvalorizamos os outros? Quantas vezes discriminamos os outros, tendo por base meras imagens construídas, ideias preconcebidas, preconceitos, causando desconforto, medo, ansiedades? Quantas vezes alinhamos na violência verbal e/ou não verbal, que, em casos extremos, culminam em crimes de ódio?
E tudo numa sociedade que se diz democrática, defensora dos direitos humanos e que, agora, comemora os 50 anos do 25 de abril.
Ora, foi precisamente com os objetivos de promover o respeito pela diferença e opções individuais de estilos de vida e contribuir para a integração das subculturas/minorias em contexto escolar, que, numa parceria entre a Biblioteca Escolar e o programa CES vai à Escola, e no âmbito da Educação para a Cidadania, se realizou, no dia 14 de novembro, uma sessão intitulada “Subculturas na escola: Desafios para a integração das subculturas em contexto escolar”, com o investigador do Centro de Ciências Sociais de Coimbra, Manuel Pereira Soares.
Nesta sessão, foi abordado o conceito de subcultura e alertou-se os jovens para as armadilhas dos estereótipos baseados em preconceitos e para a necessidade de se apostar não tanto no multiculturalismo, mas sobretudo no interculturalismo, no diálogo, na abertura ao outro, na tolerância, na solidariedade, enfim, na empatia, no saber colocar-se no lugar do outro.

web subculturas

Escola Saudavel original 3nivel