Celebração dos 50 anos do 25 de abril de 1974

Na semana de 25 de abril até ao dia 10 de maio, realizou-se, no espaço da Biblioteca Cândida dos Reis, uma exposição intitulada Olha como eu era, cujo fio condutor foi constituído por um conjunto de fotografias do corpo docente na década de 70. Esta exposição foi ricamente composta por múltiplos artefactos alusivos à referida década: vestuário infantil; manuais escolares; cadernos escolares; livros da Anita; cromos; discos vinil; telefone; máquina de escrever; máquina fotográfica; recipientes de cozinha. Uma exposição que acabou por mobilizar todo o corpo docente e promover a boa disposição, ao reacender lembranças de tempos passados.
Em paralelo, foram distribuídas t-shirts por todos os professores que manifestaram interesse, cujo desenho impresso foi da autoria do prof. Paulo Monteiro.
A mobilização e adesão dos professores deste Agrupamento de Escolas em torno da celebração da Revolução dos Cravos culminou num Jantar comemorativo dos 50 anos do 25 de abril, realizado no dia 30 de abril, para o qual os participantes foram convidados a vestirem-se à época 70. Neste jantar, foram servidas pataniscas de bacalhau, rissóis, orelha de porco, azeitonas, arroz de feijão, entre outras iguarias. As sobremesas também fizeram lembrar a época (ex.: bombocas; leite creme; aletria; o famoso Pudim Boca Doce; pão de ló; regueifa doce…). Um jantar convívio animado, ainda, por músicas e dança dos anos 70 e no qual todos tiveram de adivinhar a quem pertencia cada foto de infância. Foram elaborados marcadores, tendo como referência a Constituição de 1976, e ternos cravos que, depois, foram oferecidos aos docentes presentes. O trabalho dos/as professores/as de Educação Visual e de Educação Tecnológica, com as suas “ mãos de fada”, tornou-se imprescindível nesta atividade.
Foi neste ambiente ameno e de amizade que se lembrou e cultivou abril: 25 de Abril, sempre. E para sempre! (Ary dos Santos).

25 abril 74

Escola Saudavel original 3nivel