500 anos Camões

Os alunos do 10.º ano, de História A, apresentaram uma dramatização envolvente, transportando a audiência para momentos marcantes da dinastia de Avis, da geração ínclita e dos Descobrimentos Portugueses. Entre os episódios recriados, destacou-se a conquista de Ceuta. Além da dramatização, os alunos declamaram poemas e discutiram temas camonianos, como o Tempo e a Mudança, os desconcertos do Mundo e o Amor, proporcionando uma rica reflexão sobre o contexto histórico da obra de Luís de Camões. Neste seguimento, a aluna Isa, do 6.º B, interpretou a canção renascentista “Ay linda amiga”.

Os alunos do 8.º ano também marcaram presença com apresentações diversificadas e ricas. A turma do 8.º C surpreendeu com um Teatro de Sombras intitulado "O Dia que Mudou Portugal", o qual recuperou o contexto histórico que abriu as portas à Democracia no nosso país. Por sua vez, os alunos do 8.º B partilharam suas reflexões sobre o conceito de Liberdade, oferecendo uma perspetiva jovem e consciente sobre este valor essencial. Já o 8.º A apresentou a atividade "Ponto por Ponto Acrescenta-se ao Conto!". Inspirados pela obra "O Livro Negro das Cores", de Menena Cottin e Rosana Faria, os alunos produziram um ebook, reformularam a sua perceção do mundo através dos cheiros, sabores, texturas e sons. Esta apresentação conduziu a plateia a uma encruzilhada de caminhos de Empatia, Diversidade, Tolerância e Inclusão, sensibilizando todos para a importância destas temáticas.

Depois, na Festa Final de Ano, as turmas do 10.º A e do 10.º B, com a colaboração das turmas do 8.º ano, contribuíram para um ambiente camoniano, promovido e dinamizado pela Biblioteca Escolar. Os alunos usaram adereços alusivos à época (golas camonianas, tapa-olhos, saias de veludo compridas e coloridas), interpretaram uma dança renascentista, que combinaram com malabarismos e acrobacias, trabalhados nas aulas de Educação Física.

Estas iniciativas foram deveras inspiradoras, ricas em conteúdo e colocaram em evidência a dedicação e o talento dos discentes, como também permitiram terminar o ano letivo em torno do cultivo de valores essenciais à Humanidade: o Amor; o respeito pelo Outro e a Tolerância. 

Escola Saudavel original 3nivel