Parlamento Europeu Jovem (EYP)
As alunas deixam um agradecimento especial a todos os que contribuíram para que esta experiência fosse possível, nomeadamente os professores envolvidos, a direção do agrupamento de escolas, a junta de freguesia de Cucujães e a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.
Partilhamos abaixo o feedback das alunas relativamente a esta experiência:
Ana Miguel Almeida
“De 20 a 25 de agosto, tive “a honra” de representar a delegação portuguesa do EYP- Parlamento Europeu Jovem na sessão nacional da Croácia. A sessão tinha como tema “Chronicles of Progress” (Crónicas do Progresso) e a cidade onde teve lugar, Split, refletia exatamente isso, uma cidade construída nas ruínas do Palácio de Diocleciano. Fiz parte do Comité TRAN que falou sobre a sustentabilidade nas redes de tráfego aéreo. Neste grupo de trabalho, tive oportunidade de contactar com alunos da Bósnia, Croácia, Alemanha, República Checa, Holanda e de outros cantos da Europa, e de participar em atividades que contribuem para o desenvolvimento de competências, como o debate e a confiança para falar em público. É algo que nunca ninguém vai tirar de mim. Foi a experiência de uma vida e um desafio à minha zona de conforto. Aprendi que a pena de sair de casa, de sair do meu país e deixar o meu cantinho por uns dias é muito menor que o arrependimento de não me desafiar a crescer. Estou pronta a abraçar novos desafios e cheia de vontade de explorar o resto da Europa com o EYP.”
Diana Durães
“De 12 a 17 de setembro de 2024, tive a oportunidade de participar, pela terceira vez, num evento do European Youth Parliament, desta vez, em Valência, na Espanha.
Posso dizer com toda a certeza que o EYP foi das melhores decisões que tomei, não só pela oportunidade de debater assuntos atuais da União Europeia e ganhar maestria nos mesmos, mas principalmente pelas pessoas que conheci e pelas memórias que criei. Várias pessoas que conheci ao longo desta jornada são, até hoje, dos melhores amigos que tenho.
Incentivo todos que tenham a oportunidade de participar no EYP, que o façam, porque não se vão arrepender, e garanto que vão querer continuar a fazê-lo para a vida, assim como eu. O EYP é mais do que um evento de alguns dias no nosso ou noutro país, é principalmente os amigos e as memórias fantásticas que fazemos.”