Oficina de Escrita: Sem lápis e Caneta
No âmbito da disciplina de História A e em parceria com o Plano Nacional das Artes, no dia 15 de outubro, o Arquivo Municipal de Oliveira de Azeméis, veio à EBS Dr. Ferreira da Silva para desenvolver, na Biblioteca Escolar Cândida dos Reis, a oficina de escrita “Sem lápis nem caneta”.
Num primeiro momento, procedeu-se a uma breve apresentação do Arquivo Municipal, dando-se a conhecer a história do edifício, as suas instalações e o seu espólio.
Neste enquadramento, os alunos do 10.º B-LH relembraram a evolução da escrita e dos materiais utilizados (ex.: papiro, pergaminho; papel). A turma ficou a conhecer formas e suportes de escrita de outros tempos, tomou conhecimento da evolução dos materiais, ficou a conhecer alguns tipos de escrita (ex.: gótica) e tentaram escrever manuseando diferentes tipos de penas de escrita (ganso; pavão), canetas e tintas de várias cores. Gradualmente, os alunos foram-se consciencializando de como, num passado remoto, a escrita era uma tarefa morosa e delicada e exigia muita dedicação, paciência, perseverança, atenção, cuidado.
Esta oficina foi, assim, rica em aprendizagens, pois, veio dar conta da diversidade das fontes históricas e da sua relevância para o conhecimento da história local e nacional e valorizar a preservação do património material e cultural e contribuir para a comemoração do 1º Dia Internacional do Património Cultural Imaterial (17 de outubro), e do Dia Internacional do Património (16 de novembro).