Terceiro Encontro do Projeto Erasmus + “Sustainable Inclusive Education”
O principal objetivo do projeto é desenvolver um currículo inovador focado na Educação Sustentável e Inclusiva. Este trabalho contempla a criação de materiais pedagógicos e recursos didáticos, que serão disponibilizados numa plataforma de e-learning. Este projeto visa dotar a comunidade educativa de ferramentas práticas que poderão ser aplicadas por professores, educadores e alunos nas aulas e no dia-a-dia, promovendo a inclusão de alunos estrangeiros e de estudantes com dificuldades de aprendizagem
O curso "Educação Inclusiva Sustentável", tem um carácter transdisciplinar e a oferta curricular está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada pela Assembleia Geral da ONU, em 25 de setembro de 2015. Neste contexto, o curso sublinha a importância da educação para o desenvolvimento sustentável e também promove a educação inclusiva, num ambiente escolar adaptado às necessidades de todos os alunos, sem discriminação, e dando oportunidades iguais a todos.
Neste encontro procedeu-se à apresentação do Currículo para a Educação Inclusiva Sustentável, e dos módulos desenvolvidos por cada parceiro. Foram apresentados os resultados do questionário aplicado a alunos e a professores, relativos à estrutura e relevância do currículo. Foi também apresentado o questionário destinado a aferir os conhecimentos dos formandos antes e após a frequência do curso. Foram, ainda, apresentados alguns planos de aula destinados a trabalhar os conteúdos e objetivos de aprendizagem do curso. Definiram-se igualmente os procedimentos a adotar nas próximas atividades, nomeadamente a finalização da versão em inglês do currículo e a tradução dos conteúdos para as línguas maternas de cada parceiro.
O encontro na Universidade George Bacovia, foi enriquecido com a troca de experiências profissionais e vivências culturais. A partilha de práticas, entre parceiros de geografias e culturas diferentes, permitiu a todos os envolvidos o alargamento dos seus horizontes e a adquisição de novas perspetivas educativas.
Foi, ainda, definido que o próximo encontro do projeto terá lugar na Universidade Diethnes Panepistimio Ellados, em Thermi, na Grécia, onde os parceiros continuarão a colaborar na construção de uma educação mais inclusiva e sustentável para todos.