CES vai à escola
Seremos todos iguais e livres?
Após o Dia Internacional da Abolição da Escravatura (2 de dezembro) e nas vésperas da celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro), importa refletir sobre a evolução do sistema de proteção dos Direitos Humanos, os seus instrumentos e principais instituições no plano universal e regional, tendo como enfoque o sistema europeu de proteção dos direitos humanos. Este foi o objetivo que norteou a sessão presencial do CES vai à Escola na nossa Biblioteca Escolar, que teve como oradora a Dr.ª Daniela Nascimento e, público-alvo, os alunos dos 10.º A e 10.º B.
Tendo como referência a Declaração Universal dos Direitos Humanos e os desafios das sociedades atuais, foi possível refletir sobre o conceito de Direitos Humanos. O que é que são os direitos? A quem se destinam? Quando falamos em Direitos Humanos em que consistem e como podem ser categorizados? Nesta reflexão, falou-se das gerações de Direitos Humanos: a dos Direitos Políticos e Civis e a dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais. Uns serão mais importantes do que outros?
Esta sessão enquadrou, assim, a celebração dos Direitos Humanos na próxima semana e convidou os alunos envolvidos a “pararem para pensarem” no longo percurso que os Direitos Humanos têm vindo a fazer e na necessidade de os continuar a defender, pois não se podem dar nunca como algo garantido.