Aula do Visível - Fundação Ilídio Pinho

No âmbito do Plano Cultural de Escola, no dia 30 de abril, os/as alunos/as que frequentam os projetos Plano Nacional das Artes, Eco Escola e Proteção Civil, e os discentes do 10.º ano, 11.º ano e 12.º ano de Artes Visuais e de Línguas e Humanidades realizaram uma saída de campo à exposição “Aula do Visível”, com obras da Coleção Ilídio Pinho, patente no edifício Abel Salazar da Universidade do Porto.
Os/as alunos/as tiveram a oportunidade de assistirem a uma aula orientada de História da Arte Moderna e Arte Contemporânea Portuguesa. Observaram e refletiram sobre a evolução da arte portuguesa. Analisaram mais de 120 obras de pintura, desenho, escultura e fotografia, desde 1880 até 2024, de artistas, como Vieira da Silva, Amadeo de Souza Cardoso, Maria Beatriz, Paula Rego, Helena Almeida, Júlio Pomar, Rui Sanches e André Cepeda.
Também foram conhecer o Laboratório Ferreira da Silva, nosso patrono, e observar o local onde foi escrita a obra Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, a antiga Cadeia da Relação do Porto, atual Centro Português de Fotografia.
Ao longo da viagem de retorno à escola, os/as alunos/as manifestaram interesse sobre a exposição, espaços e edifícios, questionando e refletindo sobre a aula de campo. O comportamento foi exemplar.

barra pessoas 20 30 web 24 25