Os projetos “Por uma Escola Humana e Solidária” e “À descoberta do 5º ano” proporcionam atividades de integração dos/das alunos/as no 2.º ciclo
Os discentes do 4.º ano das escolas de primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva participaram, nos passados dias 9 e 12 de junho, em atividades de integração nas escolas onde irão frequentar o segundo ciclo, no próximo ano letivo. Estas ações inserem-se nos projetos "Por uma Escola Humana e Solidária" e "À descoberta do 5º ano", concebidos e orientados, respetivamente, pelas psicólogas Daniela Costa e Isabel Cruz, em colaboração com os professores dos conselhos de turma de quinto ano, nomeadamente os professores da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
Durante as visitas, os/as alunos/as do 4.º ano foram acompanhados pelos estudantes do 5.º ano, que lhes mostraram as instalações e explicaram o funcionamento do novo ambiente escolar. Para além da visita guiada, as turmas participaram em sessões de jogos tradicionais especialmente preparadas pelos/as alunos/as do 5.º ano, que tiveram oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos durante o projeto, ao mesmo tempo que envolviam os mais novos numa dinâmica lúdica e colaborativa.
Esta iniciativa vem reforçar o trabalho de articulação e envolvimento realizado com as crianças da educação pré-escolar e alunos do 1.º ciclo desenvolvido ao longo dos anos, nomeadamente com a visita de escritores, feira do livro e Ecodia, entre outras iniciativas. Este pressuposto revela-se essencial também para facilitar a transição dos alunos do primeiro para o segundo ciclo, contribuindo para reduzir ansiedades e inseguranças. Ao participarem antecipadamente na nova escola, os alunos do 4.º ano familiarizam-se com o espaço físico, com os colegas mais velhos e com o estilo de ensino, criando assim uma sensação de pertença e segurança. Por sua vez, os alunos do 5.º ano desenvolvem competências sociais e emocionais, assumindo um papel de liderança positiva e reforçando os valores de responsabilidade e solidariedade promovidos pelo projeto. Este tipo de atividade fortalece não apenas os laços entre diferentes anos de escolaridade, mas também a identidade coletiva do Agrupamento de escolas, tornando a integração escolar uma experiência mais humana e acolhedora.