“Libertação” de uma jovem águia-de-asa-redonda

Na manhã do dia 3 de outubro, cerca de 220 crianças, da educação pré-escolar e 1.º ciclo da Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo, testemunharam a “libertação” de uma jovem águia-de-asa-redonda (Buteo buteo), uma iniciativa da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, em parceria com o Parque Biológico de Gaia e o Projeto Eco-Escolas do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva.
A autarquia mantém assim, como vem sendo habitual há mais de uma década, esta ligação ao Parque Biológico de Gaia e às escolas, e comemora desta forma, simbólica e tão significativa, o Dia do Animal, que se assinala a 4 de outubro.
Os animais selvagens feridos, quando detetados pela população, deverão ser reportados ao SEPNA, da GNR, que os capturam e entregam ao Centro de Recuperação mais próximo. Os que recuperam a capacidade de sobrevivência, na natureza, são devolvidos. Neste caso concreto, a águia jovem não se estava a conseguir alimentar sozinha, pelo que esteve cerca de 2 meses em recuperação até estar garantido que conseguia autonomamente sobreviver no meio.
Esta ação reforçou o compromisso da escola com a educação ambiental e com a sensibilização para o respeito por todos os seres vivos, valores que estão na base de uma cidadania mais consciente e responsável. 

barra pessoas 20 30 web 24 25