Parlamento dos Jovens e o diálogo com a Deputada Helga Correia

Teve lugar no passado dia 15 de janeiro, nos auditórios da EBS Dr. Ferreira da Silva e da EB Comendador Ângelo Azevedo, um esclarecedor debate sobre uma temática de premente atualidade, “Igualdade e género - um debate para tod@s”, dirigido aos alunos do ensino secundário e do 9.º ano do ensino básico. O mesmo foi conduzido pela deputada Helga Correia, no âmbito do projeto Parlamento dos Jovens.

Apesar de ser uma presença habitual como convidada neste tipo de projetos, a sua intervenção pautou-se por grande clareza e assertividade no esclarecimento do funcionamento da Assembleia da República.

O aprofundar de conhecimentos sobre a temática em apreço, a necessidade de analisar a informação numa perspetiva crítica, a oportunidade para apresentar ideias e debatê-las com os pares, com docentes e com representante da Assembleia da República são aspetos que contribuem para uma cidadania mais ativa e estruturada.

A abertura às questões levantadas pelos jovens, a capacidade de comunicação e a vontade de os motivar para um pleno exercício de cidadania, contribuíram para que os jovens ficassem mais despertos para a existência de problemas ao nível da igualdade de género e para a necessidade de contribuírem para a sua resolução.

Escola Saudavel original 3nivel