Notícias

Informação Manuais Escolares

mega

Informam-se os Encarregados de Educação dos alunos dos diferentes anos de escolaridade que não devem adquirir manuais escolares. De acordo com o artigo 194.º do Despacho n.º 921/2019, de 24 de janeiro, foi alargado a todos os alunos na escolaridade obrigatória o regime de gratuitidade dos manuais escolares, a título de empréstimo. 

Os manuais escolares reutilizáveis serão entregues aos alunos no 1.º dia de aulas.

O voucher está disponível: https://manuaisescolares.pt/

Manuais Escolares:

Oferta Formativa 2019/2020

oferta formativa 19 20 1

Encontro com... José Milhazes

José Milhazes 1No passado dia 31 de maio, José Milhazes esteve à conversa com os alunos do 9.º ano e do ensino secundário da EBS Dr. Ferreira da Silva e da EB Comendador Ângelo Azevedo, uma iniciativa da BE em articulação com os professores de Português e a Direção.

Tradutor de autores clássicos e políticos russos, tornou-se conhecido enquanto correspondente em Moscovo da SIC, TSF e do jornal Público. Atualmente é comentador político da SIC e da RDP e colunista do jornal Observador.

Autor de diversos livros, o escritor, jornalista e historiador teve como mote para a conversa com os alunos a obra “Os Blumthal”. Conversou não só sobre este livro, mas também sobre a sua experiência na antiga União Soviética onde viveu desde 1977 até recentemente, sendo uma testemunha do regime soviético, com o qual se desencantou ao longo dos anos.

As sessões não refletiram apenas lições de história e de cidadania, mas também o relato dos seus anos de vivências enquanto jornalista sob o regime comunista.

Ao longo da conversa, os alunos foram questionando o autor que os desafiou a terem uma participação mais ativa no seu quotidiano e em relação ao mundo. Alertou-os para o facto de não tomarem a democracia como um dado adquirido e lembrou-os de que não devem ter medo de mudar de opinião ao longo da vida.

No final das sessões decorreram as habituais sessões de autógrafos e uma animada conversa entre o escritor e os professores presentes na sessão.

José Milhazes 2

Dia Mundial da Luta Contra a Obesidade

A obesidade infantil está a aumentar em todo o mundo. Trata-se, portanto, de um dos principais problemas de saúde pública atuais!

É considerada uma doença crónica e, simultaneamente, um fator de risco para o desenvolvimento de outras doenças crónicas.

A mudança dos estilos de vida, nomeadamente do padrão alimentar e da atividade física, são componentes de extrema importância na terapêutica do excesso de peso, independentemente do grau e do recurso concomitante a fármacos ou à cirurgia da obesidade.

Os hábitos alimentares desajustados são uma das principais causas da elevada taxa de obesidade infantil em Portugal!

As crianças são constantemente alvo de publicidade a alimentos ricos em gordura saturada, sal e açúcar, assim como a bebidas açucaradas. Este marketing irá influenciar as escolhas, preferências e o próprio consumo das crianças, sem que estas e os pais se apercebam! Os pais deverão ter um papel ativo, limitando o tempo de ecrã e promovendo uma análise crítica juntos dos filhos relativamente à qualidade e credibilidade dos conteúdos. Desse modo, a criança irá aprender a filtrar a informação a que é exposta!

A obesidade infantil combate-se com persistência, com apoio profissional multidisciplinar e com o apoio de toda a família que é essencial!

As atividades e as avaliações antropométricas realizadas no dia 15 de maio, na EB Comendador Ângelo Azevedo, para celebrar o Dia Mundial da Luta Contra a Obesidade, tiveram como propósito e objetivo informar os alunos e incentivá-los à diminuição do valor energético das refeições diárias (redução da ingestão de açúcares, aumentar a proporção de hortícolas, diminuir o consumo de alimentos ricos em gordura e sal), adotar padrões de refeição regulares, diminuir a velocidade da ingestão e a prática de atividade física regular!

Na infância, é necessária uma ingestão alimentar apropriada, de forma a assegurar um crescimento adequado e um bom estado de saúde.

Com a mudança de comportamentos alimentares das crianças para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis, poderá assegurar um estado de saúde adequado que perdure ao longo da vida.

Comendador Ângelo Azevedo

O Sr. Comendador Ângelo Azevedo deixou-nos hoje.comendador Angelo Azevedo2

Homem generoso e bom, dedicado à causa pública e às causas em que sempre acreditou, deixa uma marca indelével, na sua freguesia, no concelho de Oliveira de Azeméis e no país.

Empresário prestigiado, Presidente de Junta, Presidente da Assembleia Municipal e Presidente da Câmara Municipal.

Enquanto Presidente da Câmara Municipal prestou um relevante papel, entre outros setores, à Educação, sendo homenageado na escola que orgulhosamente o tem como patrono, em São Roque, e que faz parte do nosso Agrupamento de Escolas.

Estamos todos tristes com esta inesperada partida de um homem bom como era o Sr. Comendador Ângelo Azevedo. Estamos de luto.

O seu exemplo perdurará para sempre!

Obrigado Sr. Comendador Ângelo da Silva Azevedo.

António de Almeida Figueiredo

Diretor