Notícias

Mega Sprinter Regional

WEB megaspinter2024

 É de enaltecer a excelência dos resultados que colocam o AE Dr. Ferreira da Silva em primeiro lugar no CLDE de Entre Douro e Vouga, com cinco alunos selecionados para o MEGA ATLETA - SPRINTER NACIONAL.

Ler mais: Mega Sprinter Regional

Saída de campo do 11.º B - Quinta do Comandante

No Dia Eco do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, 25 de março, o 11.º B realizou uma saída de campo, articulando as disciplinas de Filosofia, Inglês e História A. Esta saída teve, como destino, a Quinta do Comandante, situada em Santiago de Riba-Ul, no lugar do Outeiro, que, outrora, lhe tinha dado o nome, no concelho de Oliveira de Azeméis. No enquadramento do Projeto Assembleia Municipal Jovem, cujo tema, no presente ano letivo, é Conhecer, divulgar e qualificar os parques e moinhos de Oliveira de Azeméis, os alunos iniciaram o trilho de caminhada, de modo a conhecer este belíssimo espaço verde, setecentista, bucólico e romântico, cuja história e lendas fazem lembrar as paixões exacerbadas e dramáticas do Romantismo.

Num ambiente que entrelaçou a melodia das folhas das árvores com as águas que percorriam o parque, os alunos lembraram a história da Quinta, tendo como testemunho as ruínas e as histórias que sobre elas se contam, em particular o amor trágico-romântico de João Paes de Carvalho e de Inês Eugénia Knall e a mansão onde viveram, rica em azulejos e pinturas muito bonitas.

À medida que percorreram o trilho, entre a chuva e o sol, que a muito custo tentava brilhar, os discentes foram identificando possíveis medidas no sentido de melhorar o referido parque.

Assim, esta saída de campo foi uma experiência muito rica e um excelente contributo para o exercício de uma cidadania atenta, responsável e interventiva, que tem, como último objetivo, a valorização e preservação do património local e o bem-estar das respetivas populações.Quinta comandante

Ecodia 2024

ecodia 24

"Mente Sã, Tela Zen"

DECO Jovem e a Psicóloga Raquel Raimundo falam sobre Saúde Mental na Era Digital

Sessão Informativa esclarece estudantes dos 10.º e 12.º anos do Curso Profissional Técnico/a de Vendas e Marketing sobre o Impacto da Tecnologia no Bem-Estar
A Biblioteca da Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva, em Cucujães, foi palco de uma sessão interativa e esclarecedora intitulada "Mente Sã, Tela Zen", organizada pela DECO Jovem, com a colaboração da psicóloga Raquel Raimundo. Direcionada aos discentes das turmas dos 10.º e 12.º anos do Curso Profissional Técnico/a de Vendas e Marketing, o evento promoveu uma reflexão crítica sobre o uso da tecnologia e o seu impacto na saúde mental dos jovens.
Durante a sessão, Raquel Raimundo, uma psicóloga com experiência na área da saúde mental juvenil, partilhou saberes valiosos sobre como a digitalização crescente afeta as interações sociais, a perceção de si mesmo e o bem-estar geral. Num mundo cada vez mais conectado, mas paradoxalmente isolado, a especialista abordou temas como a solidão digital, a dependência de telas e cyberbullying, enfatizando a importância de estabelecer um equilíbrio saudável entre a vida online e offline.
A sessão também destacou as consequências físicas e emocionais do uso excessivo de dispositivos digitais, como problemas de visão, distúrbios alimentares e alterações no padrão de sono. Além disso, a psicóloga ofereceu estratégias práticas para os alunos lidarem com o cyberbullying, encorajando-os a fomentar um ambiente digital positivo e seguro.
"O nosso objetivo com a 'Mente Sã, Tela Zen' é capacitar os nossos alunos a fazerem escolhas conscientes sobre como interagem com a tecnologia, assegurando que o seu uso contribua positivamente para o desenvolvimento e bem-estar," afirmou uma representante da DECO Jovem. "Acreditamos que a educação e o diálogo aberto são fundamentais para navegar nos desafios e oportunidades que a era digital apresenta."
A iniciativa foi recebida com entusiasmo pelos discentes, que participaram ativamente, compartilhando experiências e dúvidas. Este evento reforça o compromisso do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva em promover não apenas a excelência académica, mas também o desenvolvimento pessoal e social dos/as seus/suas alunos/as.
A escola agradece à DECO Jovem e à psicóloga Raquel Raimundo por proporcionarem uma tarde tão enriquecedora e esclarecedora, reafirmando a importância de manter uma "mente sã" num ambiente digital cada vez mais "zen".

mente sa

200 ALUNOS APRENDEM QUE ‘NORMAL É SER DIFERENTE’

O teatro de marionetas ‘Casa da Árvore – A Inclusão nas Nossas Mãos’ chegou a 200 crianças em janeiro em sessões que decorreram nos auditórios da sede do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva e Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo, em Oliveira de Azeméis.
Um veículo dinâmico e criativo para educar o público infantil sobre a inclusão e a valorização da diferença, desmistificando preconceitos, de modo a prevenir o bullying e a discriminação das pessoas com deficiência e/ou incapacidade. À peça lúdico-pedagógica, seguiu-se um debate temático e avaliação do interesse e satisfação da iniciativa retratados em diferentes registos e trabalhos alusivos.
A ação, integrada no projeto ‘Normal é Ser Diferente’, abrange o pré-escolar e o 1.º ciclo (1.º e 2.º anos), envolvendo os cinco Agrupamentos de Escolas do concelho de Oliveira de Azeméis. Um dos eixos de intervenção do projeto passa por ações de sensibilização nas escolas em que, fazendo uso da vertente artística, se transmitem conceitos de inclusão e empatia.
Normal é Ser Diferente’ integra um conjunto diverso de ações com vista a desenvolver e incrementar uma intervenção integrada de maior impacto e eficácia na área da deficiência, potenciadora do desenvolvimento, inovação e inclusão dos grupos-alvo a que se destina, através de recursos especializados, respostas de qualidade atempadas e mecanismos de apoio eficazes.

Web ser diferente

Escola Saudavel original 3nivel