Notícias

1º Encontro do Projeto Erasmus+ “Working with movies – moving people and their ideas” no Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva

Entre os passados dias 25 de março e 2 de abril estiveram presentes no Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva 19 alunos e 10 professores, provenientes de escolas da Turquia, Roménia e Letónia, no âmbito de um projeto Erasmus+, intitulado “Working with movies – moving people and their ideas”.

Este projeto tem como finalidade implementar as tecnologias de informação e comunicação (TIC) através da produção de filmes, enfatizando valores fundamentais como a tolerância, o respeito, a aceitação da diferença e o combate à exclusão social. O encontro realizado nas escolas Básica Comendador Ângelo Azevedo, em São Roque, e Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva, em Cucujães, teve como subtema “Pessoas com deficiências e necessidades especiais”, ficando os alunos instalados em famílias de acolhimento de ambas as freguesias.

Durante o encontro, os participantes tiveram oportunidade de visitar as freguesias de Cucujães e São Roque, nomeadamente, a Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência, a funcionar na escola básica e jardim-de-infância de Faria de Baixo, bem como o Ateliê do escultor Paulo Neves, e uma visita guiada à freguesia de São Roque.

Além da produção de um filme de curta duração, com argumento produzido por alunos do nosso agrupamento de escolas, sobre o subtema do encontro, e de um workshop realizado pela Associação Rarissímas, os alunos e os professores participaram em visitas às cidades do Porto e Gaia (passeio de barco no Douro, Museu do Vinho do Porto, passeio a pé até ao centro histórico do Porto), Aveiro (centro da cidade, canal das pirâmides, Mercado do Peixe) e Coimbra (Universidade, e passeio a pé até à baixa coimbrã).

Sarampo. Informações à Comunidade Educativa

sarampo 1Orientação nº 006/2017 de 19/04/2017, sobre o sarampo, nos termos da alínea a) do nº 2 do artigo 2º do Decreto Regulamentar nº 14/2012, de 26 de janeiro, emitida pelo Diretor-Geral da Saúde. Consulte AQUI.

Depois do selo, do carimbo e do busto do patrono da Escola Básica e Secundária Livro dá a conhecer o Dr. Ferreira da Silva

Ao fim de mais de uma década em ‘banho maria’, o livro que dá a conhecer a história de António Joaquim Ferreira da Silva, o patrono da Escola Básica e Secundária de Cucujães, foi finalmente lançado. A apresentação esteve integrada no âmbito do 30º aniversário da escola da vila, que viu nascer o Dr. Ferreira da Silva há 164 anos.

O lançamento do livro ‘Ferreira da Silva, o Primeiro Químico Português’, inserido no âmbito das comemorações do 30º aniversário da Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva, teve por objetivo enaltecer a figura de um químico português que, “sendo da nossa região e sendo o nosso patrono fazia todo o sentido o lançamento de uma obra que permitisse um maior conhecimento e uma maior proximidade a esta figura insigne da nossa história”, começou por revelar o diretor do Agrupamento, António Figueiredo. Este livro, que contou também com o apoio da Câmara Municipal e está à venda na própria escola e também em livrarias da região, já vinha sendo escrito por Rui Gomes, professor na escola cucujanense, “há uns anos” e agora o sonho de o ver publicado tornou-se numa realidade. “Reunimos esforços e a sua publicação foi possível”, frisou António Figueiredo, recordando que esta iniciativa vem na sequência de outras já realizadas, como o lançamento de um selo e de um carimbo comemorativo lançado a 20 de novembro e também do busto do Dr. Ferreira da Silva inaugurado no arranque deste ano letivo. “São momentos simbólicos para tornar visível às novas gerações a importância de algumas figuras basilares da nossa história e cultura locais”, concluiu o diretor António Figueiredo, lançando um repto aos professores presentes para que estes deem a conhecer o patrono da escola aos alunos através desta obra.

O autor do livro, o professor Rui Gomes, apresentou a obra, onde dá a conhecer António Joaquim Ferreira da Silva enquanto cientista e profissional, mas também revelou alguns pormenores que marcaram a vida daquele que é considerado um dos maiores expoentes da ciência portuguesa. “Era uma pessoa modesta e que não gostava que as suas qualidades fossem realçadas”, exemplificou Rui Gomes, que agradeceu o empenho pessoal do diretor do Agrupamento, António Figueiredo, na publicação deste seu mais recente livro.

O lançamento do livro contou também com a presença da vereadora Manuel Pinho, que congratulou o autor por este lançamento e elogiou a iniciativa do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva.

Este foi o segundo livro lançado pela Editora Opera Omnia numa parceria entre o Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva e a Câmara Municipal. José Manuel Costa, representante daquela editora, considerou “muito importante” os alunos conhecerem quem foi o patrono que dá nomes às escolas que frequentam. “É inteligente trazer ao conhecimento público, através de um livro, quem foi Ferreira da Silva”, salientou José Manuel Costa.

Ler mais: Depois do selo, do carimbo e do busto do patrono da Escola Básica e Secundária Livro dá a conhecer...

Mega Atleta Nacional

Excelente participação de alunos do AEFS 

Mega Nacional

 

Dois alunos, Eva Gonçalves e Alexandre Brandão, da Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva, estiveram presentes na atividade Mega Atleta Nacional, que decorreu nos dias 31 de março e um de abril, em Elvas. Estes alunos, em representação do CDLE de Entre o Douro e Vouga, empenharam-se e obtiveram boas prestações, conseguindo a aluna Eva Gonçalves o 1.º lugar no Mega lançamento, sagrando-se desta forma campeã nacional. O aluno Alexandre Brandão esteve presente na final do Mega sprint e também na prova de estafeta.

Parabéns a ambos pelos excelentes resultados alcançados.

Equipa do Agrupamento de Escolas vence a fase regional da Festa de Futebol Feminino

Taça futebol feminino

Realizou-se, no passado dia 29 de março de 2017, a fase regional da “Festa do Futebol Feminino”, no Complexo Municipal da Vila de Cucujães, com a participação de uma equipa no escalão sub – 15 da Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva, que conquistou o primeiro lugar.

Esta Festa é coorganizada pela Federação Portuguesa de Futebol, Associação de Futebol de Aveiro e Desporto Escolar, e visa a promoção do futebol feminino. Participaram cinco equipas do escalão de sub-15 e quatro equipas do escalão de sub-13. Todas as equipas disputaram uma competição num sistema de todos contra todos.

O Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, ao vencer esta fase regional, irá representar Aveiro/Entre Douro e Vouga na Fase Nacional, que será disputada no Complexo Desportivo do Jamor, em Lisboa, no início do mês de junho.

A classificação geral do evento foi:

SUB 15
1.º Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva – EBS Dr. Ferreira da Silva;
2.º Clube Desportivo de Sanguedo
3.º Agrupamento de Escolas de Loureiro – EB de Loureiro
4.º Agrupamento de Escolas de Canedo
5.º Agrupamento de Escolas de Loureiro – EB Pinheiro da Bemposta

SUB 13
1.º Agrupamento de Escolas de Paços de Brandão
2.º Agrupamento de Escolas de Canedo
3.º Agrupamento de Escolas de Arrifana – EB de Milheirós de Poiares
4.º Agrupamento de Escolas de Loureiro – EB de Loureiro

A organização finalizou o evento com a entrega de prémios a todas as participantes, culminando com a entrega das Taças às equipas vencedoras, pela vereadora da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Professora Manuela Pinho.

A nossa equipa está, portanto, de parabéns, não só pela vitória, mas também pela excelente tarde desportiva em que mostrou empenho e fair-play.