Notícias

Natal na Rua 2019

natal na rua 19

Na noite do passado dia 6 de dezembro, Nogueira do Cravo, uma das freguesias do território educativo do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, assistiu a um belo espetáculo de expressão musical, enquadrado no espírito natalício.

A iniciativa, denominada “Natal na Rua”, teve lugar na escadaria da Igreja Matriz com cânticos próprios da quadra festiva, interpretados pelos alunos das escolas e crianças dos jardins-de-infância do Agrupamento de Escolas, bem como, Professores, Pessoal não Docente e Pais.

O Diretor do Agrupamento de Escolas, Professor António Figueiredo, deixou o seu agradecimento à União de Freguesias de Nogueira do Cravo e Pindelo, ao Município, aos Professores, Educadoras, Pais, Encarregados de Educação, Alunos, Pessoal Não Docente e Associações de Pais, por todo o apoio, empenho e dedicação manifestados, sem os quais não seria possível realizar o evento.

Corta-mato escolar 2019

corta mato 19 web

Sessão Solene de Abertura Ano Letivo

“Os alunos são o centro de toda a nossa atenção”

Dois meses depois da primeira aula, o Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva procedeu à abertura oficial do ano letivo com uma cerimónia que deu as boas-vindas aos novos alunos e profissionais e também distinguiu os melhores alunos do último ano letivo.

O primeiro dos momentos protocolares foi a cerimónia de homenagem ao Comendador Ângelo Azevedo, neste ano marcado pela sua ausência. António Figueiredo, diretor do Agrupamento de Escolas, dirigiu a palavra aos presentes, salientando “Apesar de nos ter já deixado, continua sempre presente em nós por tudo o que foi (homem nobre, cordial, disponível, altruísta …) e pelo que fez em favor do outro e da educação. O seu exemplo e testemunho deixaram marcas em todos os que com ele conviveram. Nesta singela homenagem é entregue um ramo de flores aos seus filhos Nuno e Ângela como símbolo de amizade e gratidão ao nosso Patrono Comendador Ângelo Azevedo.”

O momento foi ainda marcado pela música com o som da IX sinfonia de Beethoven, executado pelos alunos Diogo Dias (ao piano) e Martim Costa (ao violino), ambos do 7.º C do Ensino Articulado da Música.

De seguida, outro momento relevante foi a apresentação pública da Pintura de Irene Pina e Filomena Félix, ex-docentes deste Agrupamento de Escolas, entretanto jubiladas, uma forma de contactar com o imaginário das artistas plásticas.

O pavilhão desportivo da Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo, em S. Roque, foi pequeno para acolher não só os alunos, em representação de cada turma do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva desde o pré-escolar ao ensino secundário, mas também os familiares sobretudo dos estudantes homenageados pelo seu sucesso escolar que não quiseram faltar a este momento marcante na vida dos jovens.

Clean Nature - Long Life

Inserido no programa Erasmus+, o Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva está a participar no projeto intitulado “Clean Nature - Long Life” em parceria com escolas da Turquia, Inglaterra, Roménia e Macedónia, com o objetivo de cooperar na inovação e troca de boas práticas de ensino.

Ohrid 1

O projeto tem a duração de dois anos, ao longo dos quais professores e alunos desenvolverão atividades usando diferentes metodologias de ensino sobre questões ambientais. Os docentes envolvidos terão, ainda, a oportunidade de trocar experiências e aprofundar conhecimentos durante os encontros realizados nas escolas parceiras.

Ler mais: Clean Nature - Long Life

Visita de estudo a Lisboa

Participação no Programa Desportistas no Palácio de Belém

Museu Antigo dos Coches

Sessão com Luís Figo

AlunasFSLuisFigo

foto da página da Presidência da República

Inteligência, racionalidade, visão e capacidade de gestão, dedicação, esforço, sacrifício, honestidade, eis algumas das palavras que o Presidente da República utilizou para descrever a personalidade do  futebolista Luís Figo, vencedor da Bola de Ouro para melhor jogador do Mundo em 2001, Campeão do Mundo Sub-20 em 1991, com 127 jogos pela Seleção A e com troféus conquistados a nível de clubes em Portugal, Espanha e Itália. Com este programa “Desportistas em Belém”, o Chefe de Estado definiu como objetivo aprofundar o interesse dos jovens pelas diferentes modalidades desportivas, através de encontros e momentos de diálogo entre alunos e desportistas, cujo trabalho muito tem contribuído para a valorização social da prática desportiva e prestigiado o nosso país. Assim, mais de duas centenas de alunos do Ensino Básico e Secundário, provenientes de várias escolas de diferentes regiões do país, entre os quais se encontravam os alunos do décimo e décimo segundo ano do nosso agrupamento de escolas, mantiveram, no Antigo Museu dos Coches, uma conversa amena e bem-disposta com Luís Figo, equacionando variadas questões: De que modo conciliou a sua vida familiar com a sua profissão? Como lidou com a agressividade dos adeptos quando atiraram objetos para o campo? Como fez a gestão de emoções quando deixou de ser jogador do Barcelona para ser jogador na equipa rival do Real Madrid? No final da sessão, foi permitido um momento de maior descontração e entusiasmo, com muitas e variadas fotografias, em que foi possível sentir a amabilidade e carinho do Presidente da República por todos os participantes. Deste modo, esta iniciativa veio reforçar e sublinhar o desporto e a atividade física como fatores indispensáveis a uma vida equilibrada, apelando-se, ao mesmo tempo, à harmonia entre a mente e o corpo e ao quanto é importante saber abdicar de certos caprichos, impulsos e ser perseverante quando se trata de “perseguir” um sonho, prosseguir um projeto de vida e/ou ajudar o Outro.

Ler mais: Visita de estudo a Lisboa