Notícias

À descoberta do Foral

arquivoNo âmbito da disciplina de História A, deu-se continuidade à parceria com o Arquivo Municipal de Oliveira de Azeméis, através da visita à escola Dr. Ferreira da Silva de uma técnica, no dia 15 de janeiro do corrente ano letivo, que, na sala de aula do 10ºAno-LH, desenvolveu a atividade: À descoberta do Foral.

Os alunos relembraram a evolução da escrita e dos materiais utilizados (ex.: papiro, pergaminho; papel) e centraram a sua atenção na relevância do documento de 5 de janeiro de 1799, que elevou Oliveira de Azeméis à condição de vila. A turma teve, assim, um primeiro contacto com a paleografia e ficou a conhecer alguns tipos de escrita (ex.: gótica), tendo a oportunidade de desenvolver experiências de escrita com diferentes tipos de penas (ganso; pavão), canetas e tintas de várias cores. Deste modo, os discentes tomaram consciência do quanto era moroso e delicado o ato de escrita, no passado. Tendo como referência uma carta de foral e os seus objetivos, os alunos foram incentivados a escreverem uma “carta de foral” da e para a comunidade escolar (direitos e deveres).

Esta atividade sublinhou relevância das fontes de natureza diversa para o conhecimento do passado, permitiu mobilizar conceitos operatórios e metodológicos da disciplina de História, desenvolver a capacidade de reflexão, a sensibilidade e o juízo crítico e reforçar a consciência da cidadania e da necessidade de preservação do património material e cultural.

À descoberta do Foral 2

Workshop sobre GESTÃO DE STRESS EM SITUAÇÕES DE AVALIAÇÃO

gestao stress 2No passado dia 2 de dezembro, os alunos do ensino secundário, sujeitos a exames nacionais no presente ano letivo, tiveram a oportunidade de adquirir algumas ferramentas para lidar com a ansiedade, particularmente em situações de avaliação.

A participação ativa no workshop, denominado “Gestão de Stress em Situações de Avaliação”, ministrado pela psicóloga, Dra. Raquel Carvalho, colaboradora da Oficina de Psicologia, propiciou não só uma reflexão teórica sobre a temática, mas também, e sobretudo, o treino efetivo de estratégias para uma gestão mais eficaz em circunstâncias potencialmente ansiogénicas.

gestao stress 1

Terceira mobilidade transnacional do Projeto Erasmus+ “Play2adapt”, Burgos, Espanha

Este encontro, contido no âmbito do Projeto Erasmus+ “Play2adapt”, ocorreu de 24 a 30 de novembro de 2019, sendo a escola anfitriã o Colegio Virgen de la Rosa, em Burgos, Espanha. Professores e alunos de Portugal, Espanha, Turquia, Macedónia e Grécia encontraram-se para o terceiro encontro transnacional no âmbito deste projeto.

Burgos catedralCatedral de Burgos

O projeto Erasmus+, intitulado "PLAY2ADAPT", promove a integração de imigrantes e refugiados num novo país através de jogos tradicionais que, apesar de não possuírem uma linguagem, são uma forma internacional de interação, permitindo-lhes ultrapassar problemas de adaptação.

Ao longo de toda a semana, foram numerosas as atividades realizadas. O colégio anfitrião não poupou esforços para proporcionar aos seus parceiros uma semana marcada por atividades diferenciadas, oferecendo a todos os intervenientes experiências únicas e visitas a lugares de interesse cultural. Realizaram-se workshops de jogos no ginásio, assistimos a um documentário sobre Sad Hill Unearthed, visitamos monumentos icónicos, como a catedral gótica de Burgos, entre tantos outros, o Museu da Evolução Humana de Burgos e foram-nos proporcionados momentos de sensibilização para o real motivo destes encontros, ou seja, a união de uma ampla gama de contextos culturais e com diferentes sistemas educacionais que facilitam o estudo e o desenvolvimento de novas metodologias de inclusão social e educacional.

Ler mais: Terceira mobilidade transnacional do Projeto Erasmus+ “Play2adapt”, Burgos, Espanha

Natal na Rua 2019

natal na rua 19

Na noite do passado dia 6 de dezembro, Nogueira do Cravo, uma das freguesias do território educativo do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, assistiu a um belo espetáculo de expressão musical, enquadrado no espírito natalício.

A iniciativa, denominada “Natal na Rua”, teve lugar na escadaria da Igreja Matriz com cânticos próprios da quadra festiva, interpretados pelos alunos das escolas e crianças dos jardins-de-infância do Agrupamento de Escolas, bem como, Professores, Pessoal não Docente e Pais.

O Diretor do Agrupamento de Escolas, Professor António Figueiredo, deixou o seu agradecimento à União de Freguesias de Nogueira do Cravo e Pindelo, ao Município, aos Professores, Educadoras, Pais, Encarregados de Educação, Alunos, Pessoal Não Docente e Associações de Pais, por todo o apoio, empenho e dedicação manifestados, sem os quais não seria possível realizar o evento.

Sessão Solene de Abertura Ano Letivo

“Os alunos são o centro de toda a nossa atenção”

Dois meses depois da primeira aula, o Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva procedeu à abertura oficial do ano letivo com uma cerimónia que deu as boas-vindas aos novos alunos e profissionais e também distinguiu os melhores alunos do último ano letivo.

O primeiro dos momentos protocolares foi a cerimónia de homenagem ao Comendador Ângelo Azevedo, neste ano marcado pela sua ausência. António Figueiredo, diretor do Agrupamento de Escolas, dirigiu a palavra aos presentes, salientando “Apesar de nos ter já deixado, continua sempre presente em nós por tudo o que foi (homem nobre, cordial, disponível, altruísta …) e pelo que fez em favor do outro e da educação. O seu exemplo e testemunho deixaram marcas em todos os que com ele conviveram. Nesta singela homenagem é entregue um ramo de flores aos seus filhos Nuno e Ângela como símbolo de amizade e gratidão ao nosso Patrono Comendador Ângelo Azevedo.”

O momento foi ainda marcado pela música com o som da IX sinfonia de Beethoven, executado pelos alunos Diogo Dias (ao piano) e Martim Costa (ao violino), ambos do 7.º C do Ensino Articulado da Música.

De seguida, outro momento relevante foi a apresentação pública da Pintura de Irene Pina e Filomena Félix, ex-docentes deste Agrupamento de Escolas, entretanto jubiladas, uma forma de contactar com o imaginário das artistas plásticas.

O pavilhão desportivo da Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo, em S. Roque, foi pequeno para acolher não só os alunos, em representação de cada turma do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva desde o pré-escolar ao ensino secundário, mas também os familiares sobretudo dos estudantes homenageados pelo seu sucesso escolar que não quiseram faltar a este momento marcante na vida dos jovens.