Notícias

Histórias com música

No próximo dia 18 de janeiro, das 10:00h às 16:00h, educadores de infância, professores do 1º Ciclo, professores bibliotecários, bibliotecários, auxiliares de ação educativa, animadores socioculturais e demais interessados terão oportunidade de participar na ação de formação “Histórias com Música”, que se realizará no Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva.

A partir de uma sessão de contos com música, os participantes terão oportunidade de compreender, in loco, as dinâmicas envolvidas numa sessão que une narração oral e exploração sonora e problematizar as questões inerentes.

O Som do Algodão é um coletivo de amigos que contam histórias e dedilham canções. A educação para a arte e a promoção da leitura são os principais motores da nossa paixão. Contos musicados para toda a família, oficinas formativas que unem a promoção da leitura, a expressão dramática e a experimentação sonora e planos de formação adaptados a professores e educadores. Para O Som do Algodão, as histórias e as emoções são os protagonistas de momentos de partilha únicos.

som algodao2

Play2adapt – Erasmus+

Professores e alunos de Portugal, Espanha, Turquia, Macedónia e Grécia encontraram-se, entre 09 e 15 de dezembro, para o primeiro encontro transnacional, no âmbito do Projeto Erasmus+ “Play2Adapt”, sendo a escola anfitriã a Mihriban Emin Günel Secondary School, em Nevşehir, Turquia.

O projeto Erasmus +, intitulado "PLAY2ADAPT", aborda uma questão atualmente importante na europa multicultural, nomeadamente a luta pela adaptação de imigrantes e refugiados a um novo país. Cerca de 5 milhões de pessoas tiveram que deixar o seu país devido a guerras e pressões políticas e foram realojados em diferentes países, principalmente na Turquia.

A escola anfitriã situa-se numa área onde muitos imigrantes e refugiados foram deportados dos países onde viviam. Sabemos que os imigrantes e refugiados evidenciam problemas de adaptação aos novos países. Este projeto visa facilitar a adaptação destes estudantes a uma nova situação escolar, com a ajuda de jogos infantis. Pensamos que os jogos não têm uma língua, noutras palavras, eles são uma forma internacional de interação. Assim, os jogos ajudam os alunos a adaptarem-se mais facilmente a um novo país e a uma nova escola.

Ler mais: Play2adapt – Erasmus+

Natal na Rua

cartaz natal rua 18 web

Feira do Livro 2018/2019

Feira do Livro 2018 WEB