Notícias

Boas férias

Boas ferias 2017 2

Seminário de Educação Especial

No dia 02 de junho de 2017 teve lugar no Auditório Hermínio Loureiro da EBS Dr. Ferreira da Silva mais um seminário promovido pelo grupo de docentes de Educação Especial, com apoio do Diretor, este ano subordinado ao tema “Competências Linguísticas e Sucesso Escolar no 1º ciclo”.

A sessão teve como oradora convidada a Dra. Lígia Couto Costa, licenciada em Psicologia pela Universidade do Porto e detentora de um vasto currículo, nas áreas da docência, da investigação e da psicologia clínica, a qual nos presenteou com o seu amplo saber nos domínios da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem e da psicolinguística.

Ler mais: Seminário de Educação Especial

PROJETO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Alunos do 11º ano do Curso Profissional de Técnico de Marketing vencem concurso nacional promovido pela Fundação Dr. António Cupertino Miranda.

Os alunos do 11º ano do Curso Profissional de Técnico de Marketing venceram, a nível nacional, a 7ª Edição do Concurso "No Poupar Está o Ganho", na categoria de Ensino Secundário, com o trabalho “Ao ritmo da poupança”.

O trabalho apresentado consistiu na criação de uma atividade lúdico-didática sobre a poupança e a importância do dinheiro, utilizando o vídeo, uma canção infantil e uma simples coreografia como forma de sensibilização dos alunos do 1º ciclo (3º e 4º anos).

No âmbito das comemorações do 30.º aniversário da EBS Dr. Ferreira da Silva

Uma forma singela de relembrar o Mestre Alfredo

No âmbito das comemorações do 30.º aniversário da entrada em parque escolar da EBS Dr. Ferreira da Silva, teve lugar na passada quarta-feira, dia 31 de maio, na sala de eventos deste estabelecimento de ensino uma mostra de pintura do artista plástico Mestre Alfredo.

Alfredo Pereira da Silva, professor na C+S do Couto de Cucujães, de 1986 até 2001, ano em que se aposentou, destacou-se pela sua intervenção cultural e social, sobretudo, junto dos mais jovens, a par da pintura e da lecionação.

A inauguração da exposição, que engloba duas dezenas de pinturas, desenvolve-se em termos cronológicos de 1973 a 2011, ano de falecimento do Mestre Alfredo.

Para o filho do Mestre Alfredo, Filipe Silva, que fez a apresentação pormenorizada dos quadros à vasta plateia constituída por docentes, alunos, pais, autarcas e funcionários,  “a maior parte das obras de pintura foram realizadas em acrílico, com recurso a uma linguagem artística multifacetada”.

Saliente-se que alguns dos presentes conheceram e trabalharam com o Mestre Alfredo, destacando as suas qualidades pedagógicas e a sua capacidade de cativar os mais jovens para a arte de pintar, sendo esse um traço vincado da sua personalidade.

São João da Madeira e Cucujães foram os locais onde teve mais reconhecimento como artista plástico. Ainda assim, obteve vários prémios, entre os quais, o 1.º prémio pelo trabalho ‘Infante D. Henriques’, em 1962; 1.º prémio de pintura moderna na IV Bienal de Nogueira do Cravo, em 1984, e 1.º prémio de pintura clássica na V Bienal de Nogueira do Cravo, em 1988. Obteve ainda Reconhecimento artístico da UNESCO, que o convidou duas vezes ao longo da sua carreira artística.

As suas obras podem ser contempladas no Museu do Instituto Brasileiro de Antropologia da Amazónia (IBAA), Brasil, e Museu da Tuna de São Tiago de Compostela, Espanha.

Professor Doutor Jorge Fernandes Alves apresenta A. J. Ferreira da Silva – Nos caminhos da Química

Um dos objetivos das comemorações dos 30 anos da Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva, em Cucujães, tem sido chamar a atenção, na escola e na comunidade, para a importância da preservação da memória do químico que se tornou, há trinta anos, no seu patrono.

Na continuação de outras iniciativas já realizadas - como o lançamento de um selo e de um carimbo, a colocação de um busto ou a publicação da obra Ferreira da Silva, o primeiro químico português, de Rui Gomes - o Professor Doutor Jorge Alves, professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, esteve na escola, no dia 31 de maio, para apresentar o seu livro A. J. Ferreira da Silva – Nos caminhos da Química, publicado aquando do centenário da fundação da Universidade do Porto.

Nessa ocasião, a universidade homenageou e reconheceu o valor de um dos seus primus inter pares, uma personalidade que, juntando excelentes qualidades humanas, pedagógicas e científicas, foi o primeiro diretor da Faculdade de Ciências, criada em 1911, e um nome grande daquela universidade.

Foi com muito entusiasmo, sensibilidade e simpatia que o Professor Doutor Jorge Alves deu a conhecer aos presentes, no auditório da escola sede do agrupamento, o resultado da sua investigação sobre o químico nascido em Cucujães. No essencial, a confirmação de que António Joaquim Ferreira da Silva se tornou, em Portugal e no mundo, um químico respeitado, que ajudou a desbravar, no nosso país, a ciência de Lavoisier, de Pasteur ou de Marie Curie.

Nas palavras do autor, a pessoa e a obra de Ferreira da Silva continuam, nos dias de hoje, a impressionar: “pela sua dedicação à química, pela intensidade dos seus estudos, pelos resultados obtidos, pela quantidade de trabalhos publicados”. Sublinhe-se, pois, a biografia de um homem exemplar para alunos e comunidade em geral.   

Contratação de Docentes

Aviso de abertura - Horário n.º 48 (GR_320)

De acordo com o disposto no art.º 39.º do Dec-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, com a redação conferida pelo Dec-Lei n.º 9/2016, de 7 de março, divulga-se nesta data a oferta de contratação de escola deste Agrupamento de Escolas para o horário n.º 48 do grupo de recrutamento 320.

LISTA ORDENADA