Encontro com o Escritor… Júlio Borges

Um dia especial para os alunos do 2.º ciclo do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva que receberam Júlio Borges, escritor que, entre outros livros, escreveu “D. Afonso Henriques. Do sonho ao nascimento de uma nação”, com ilustrações de Nuno Alexandre Vieira, e publicado pela editora OPERA OMNIA.
Desenganou-se quem esperava uma aula de história de Portugal, pois a sessão decorreu num tom coloquial, na qual os alunos foram os verdadeiros protagonistas da atividade. A palestra pautou-se por uma constante interação com o escritor através das numerosas questões colocadas pela plateia.
O centro das atenções, mais do que o livro em destaque, foi a arte da escrita. Com Júlio Borges, os alunos mergulharam no fascinante mundo do processo criativo, satisfazendo a enorme curiosidade dos discentes em relação ao nascimento de uma história na mente de um escritor, a sua redação e publicação.
Os alunos foram guiados através dos bastidores do trabalho de um escritor, compreendendo que a escrita vai muito além da imaginação, pois exige também uma meticulosa procura de informações. Deste modo, relevou-se a importância da pesquisa documental, fundamental quando se redige uma história baseada em factos reais.
Antes de finalizar, o nosso escritor convidado teve a amabilidade de autografar os livros adquiridos pelos nossos alunos.
Com esta atividade, os alunos foram mais uma vez convidados a aproveitar a sua curiosidade e a explorar as maravilhas da escrita e da leitura.

Júlio Borges

Escola Saudavel original 3nivel