Desafio anticensura – É p’ra já!

Mesa-redonda: A censura no Estado Novo … e na atualidade.

No âmbito do Desafio anticensura – É p’ra já!, da RBE, a Escola Prof. Doutor Ferreira da Silva acolheu, no espaço da Biblioteca Escolar, no dia 7 de fevereiro, a visita do Arquivo Municipal de Oliveira de Azeméis, que promoveu uma mesa redonda intitulada: A censura no Estado Novo … e na atualidade. Esta mesa-redonda foi constituída por João Tiago Tavares – historiador e arqueólogo do Município de Azeméis – e pelo testemunho do Sr. Rui Conde.

Os alunos tiveram oportunidade de interagir com fontes que deram conta da evolução da censura no passado, oferecendo particular destaque à censura no Estado Novo. Ao mesmo tempo, o testemunho e questões levantadas pelo Sr. Rui Conde permitiu um diálogo intergeracional, uma reflexão conjunta, enriquecida com partilha de opiniões de diferentes alunos das turmas envolvidas. 

Deste modo, esta iniciativa convidou os jovens a refletir sobre diferentes situações, tendo por base múltiplas fontes, que tiveram como enfoque a censura, ontem e hoje, constituindo um momento de consciencialização sobre as novas formas de censura que crescem e se disseminam no contexto hodierno, onde qualquer pessoa pode assumir o papel de censor e/ou de vítima.  Abordou-se a manipulação de ideias através de desinformação, o acesso indevido a dados pessoais, o excesso de informação, que, por vezes, banaliza certos assuntos e temáticas relevantes e impede a decisão com base em informação relevante e a iliteracia. Iliteracia da leitura, da informação, dos media e do digital. 

É tempo de, tendo presente o passado, “[…] contribuir para a construção de melhor(es) futur(os)” (Rede de Bibliotecas Escolares).

desfio web

Escola Saudavel original 3nivel